Incentivo à participação sindical e política. Esta foi a síntese do convite especial feito pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) aos futuros servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O chamado foi feito durante o curso de formação de aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle (AFC/STN/2012) nesta terça-feira, 26 de novembro. O primeiro grupo do curso de formação contempla 160 candidatos, dos 255 aprovados no certame (leia mais aqui). Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Júlio Possas e Roberto Kodama representaram o Sindicato no encontro.
A saudação inicial foi feita por Júlio Possas, diretor de Comunicação Social do Sindicato e AFC do Tesouro. “É com imensa satisfação que estamos aqui para dar as boas-vindas a todos vocês. A STN é um excelente local para trabalhar. Além disso, o Sindicato garantiu conquistas expressivas para a carreira nos últimos anos. Com isso, cada vez menos servidores da Casa são atraídos por outros concursos. Precisamos, é claro, preservar essas conquistas e lutar sempre por melhorias, inclusive as que dizem respeito à infraestrutura e ao clima organizacional. Frutos dessa cobrança, tivemos há poucos meses a inauguração da lanchonete do MF, e estamos na fase final da criação do bicicletário. Em futuro breve, em apoio às mães lactantes, teremos também um berçário. Finalizo parabenizando a todos por essa importante vitória. Sejam bem-vindos”, disse.
“Para fortalecer a carreira é preciso trabalhar por ela. Não tem outro caminho”, afirma Rudinei Marques, presidente do Sindicato. “Nossa carreira tem um perfil técnico. Poucos demonstram interesse e predisposição ao trabalho político-sindical. Quem tiver interesse, especialmente aqueles que já tiveram alguma experiência de militância, deve nos procurar; estaremos de portas abertas. Trabalho é o que não falta”, conclui, dando sequência à apresentação das principais atividades da entidade, como o acompanhamento de projetos em tramitação no Congresso Nacional, as campanhas salariais e de valorização corporativa e institucional e, até mesmo, a articulação pela convocação de todos os aprovados no último concurso AFC/STN.
A DEN aproveitou para entregar a última edição do Informativo Finanças e Controle e informar que todas as edições estão disponíveis no site da entidade. (acesse aqui)
Roberto Kodama, diretor Jurídico do Sindicato, comentou as principais ações judiciais em curso, além das que serão impetradas com a finalidade de questionar as formas de implantação da previdência complementar dos servidores federais. “Vamos cobrar, por exemplo, que servidores que vieram de outros entes federativos tenham direito a se manter no regime próprio. Outra ação buscará deixar à escolha do servidor o fundo no qual constituirá sua reserva para a aposentadoria. O Sindicato conta atualmente com mais de uma centena de ações judiciais, visando resguardar direitos e corrigir injustiças, como muitas vezes são cometidas pela União em sua precária gestão de pessoal”, conclui.
UNIDADE
Márcia Uchôa, vice-presidente do Sindicato, destacou a preocupação da entidade em manter a unidade da carreira de Finanças e Controle. “Consultamos colegas que estão em postos-chave do Poder Executivo. Também submetemos o assunto à deliberação do último congresso da carreira (II Concacon). Todos consideram necessário manter a unidade”, diz.
Uchôa também fez uma breve apresentação dos benefícios que o Sindicato disponibiliza aos filiados, como carta-fiança, convênios com escolas e academias e o atendimento jurídico. A dirigente se colocou à inteira disposição para prestar apoio aos futuros colegas via email ou telefone.
O primeiro grupo do curso de formação teve início no dia 24 de outubro e vai até o dia 14 de dezembro. A posse ainda não tem data prevista. Em reunião com o secretário do Tesouro, Arno Augustin, o Sindicato cobrou que “o período entre o final do curso de formação e a efetivação das nomeações precisa ser breve”. O encontro foi a matéria de capa da edição VIII do Informativo Finanças e Controle (acesse aqui)