Intransigência do Secretário-Executivo da CGU inviabiliza reunião com Sindicato

Às escuras. É assim que a Secretaria-Executiva da Controladoria-Geral da União (CGU) quer que o Sindicato avalize o sistema de controle eletrônico de frequência do órgão. O Sindicato se opõe a fazer sugestões em projeto que não teve acesso. Carlos Higino, secretário-executivo, contra-ataca: “Quando apresentamos a vocês a portaria de capacitação, vocês reclamaram (leia mais aqui); pois agora não vamos apresentar nada mesmo”. Diante da intransigência, dirigentes optam por não dar sequência à reunião marcada para a tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro. Rudinei Marques, Filipe Leão e Daniel Lara, presidente e diretores do Unacon Sindical, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro que durou menos de 10 minutos. 

“Não considero respeitável esse tipo de provocação, pois teríamos que nos manifestar sobre algo que desconhecemos”, informou Marques. “Sempre travamos um debate de alto nível com o Secretário-Executivo anterior, Dr. Luiz Navarro. Mas os canais de diálogo começaram a se estreitar com a posse do atual titular da pasta, que prefere decisões unilaterais ao invés do debate franco e respeitoso que sempre caracterizou a relação do Sindicato e a CGU. Foi assim com a restrição de cursos de idioma no exterior, foi assim com a discussão sobre a portaria para capacitação, e estão tentando encaminhar da mesma forma o debate sobre o controle de frequência. Isso não podemos aceitar”, reclama.  

Agravante à situação, a Secretaria Executiva agendou a reunião para o Unacon Sindical e outra associação no mesmo horário. Surpreso, Marques conversou cinco minutos reservadamente com o secretário. “Mas ele foi irredutível e disse que tinha apenas 15 minutos e não poderia realizar reuniões separadas”, relata. Marques ainda chegou a entregar o ofício DEN 419/2013, que trata sobre a indenização para servidores em áreas de difícil provimento; criticou o atraso na conclusão do anteprojeto sobre nomenclatura e atribuições; e cobrou o preenchimento do quadro de pessoal da CGU.  

MANIFESTAÇÃO 

Em repúdio à conduta da Secretaria-Executiva da CGU, a DEN convoca todos os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle em exercício no Distrito Federal e nas CGU-Regionais, para manifestação na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 10h, na sede das respectivas repartições.