União de forças. As entidades que compõe a União das Carreiras de Estado (UCE) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, para debater os principais pontos de pauta conjunta a ser apresentada ao governo. O encontro foi realizado na sede do Unacon Sindical, em Brasília. Rudinei Marques, Filipe Leão e Júlio Possas, presidente e diretores do Sindicato, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro. Para reafirmar o apoio ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, a UCE vai participar do ato público que será realizada no dia 19 de março, na Esplanada dos Ministérios.
Este é o segundo encontro do grupo neste mês. Na reunião anterior, realizada dia 12 de fevereiro quando a articulação foi retomada, as entidades deram inicio ao debate apresentando dados que comprovam a corrosão salarial, resultado da alta inflacionária, e a necessidade da recomposição dos quadros funcionais dos respectivos órgãos de atuação (leia mais aqui). A lista de reivindicações do grupo está em fase de alinhamento. Recomposição das perdas inflacionárias e a regulamentação da negociação coletiva no serviço público devem compor a pauta de negociação, que será divulgada no dia 18 de março.
Marques lembrou da importância da mobilização de base para o fortalecimento da campanha: “Contamos com a adesão maciça do servidores para enfrentarmos essa luta”, afirmou.
A próxima reunião da UCE foi agendada para a próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, data em que o cronograma para a articulação do primeiro semestre do ano será oficialmente definido.
UCE
Criada em 2012, a União das Carreiras de Estado (UCE) foi formada por 21 entidades da Advocacia e Defensoria Públicas Federais, Auditoria do Fisco e do Trabalho, Delegados e Peritos da Polícia Federal, e do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro. O grupo mobilizou a imprensa e foi decisivo na negociação do segmento na Campanha Salarial de 2012.