Representatividade. Roberto Kodama, diretor de assuntos jurídicos do Unacon Sindical é eleito Secretario Sindical Adjunto da Unión Latinoamericana de Trabajadores de Organismos de Control (ULATOC). Posto foi assumido durante encontro em comemoração pelos 10 anos da entidade. O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril na sede da Asociación del Personal de los Organismos de Control de la Republica Argentina (APOC), em Buenos Aires, Argentina.
“O encontro foi muito produtivo para o estabelecimento de contatos e canais internacionais que podem ser usados para vocalizar nossas demandas quando não conseguirmos internamente, além de conferir peso internacional ao Unacon Sindical”, avalia Kodama.
A participação no encontro atende determinação aprovada durante a segunda edição do Congresso Nacional da carreira de Finanças e Controle (Conacon). Aprovada no eixo III, “Política e Organização Sindical”, a diretriz 34 prevê mais participação na ULATOC, bem como a inserção do Sindicato em entidades congêneres.
Durante o evento, foram debatidos temas como combate à corrupção, justiça fiscal e ações sindicais de integração e capacitação da cidadania para o controle social, bem como estratégias junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a construção de uma convenção de proteção à independência dos trabalhadores do controle público.
AMPLIAÇÃO
Com o objetivo de abranger as novas entidades, o colegiado deliberou pela alteração da denominação da entidade de ULATOC para UITOC, Unión Internacional de Trabajadores de Organismos de Control. A mudança foi realizada em parceria com a Internacional de Serviços Públicos que trouxe agremiações sindicais do hemisfério norte para o evento.
Representantes da Argentina (APOC), Brasil (Sindilegis e Unacon Sindical), Chile (NEC), Colombia (APOCC), Paraguay (SINFUCOG), Uruguay (AFAIN e AFTC), Costa Rica (SINDHAC), México (SUTGDF), França (UGFF-CGT), Bélgica (CSC Services Publics) e Canadá (ACFO-ACAF) participaram do encontro.