Na manhã da sexta-feira (30), o Conselho de Delegado Sindicais (CDS) ouviu o informe do Torreão Braz Advogados sobre as ações judiciais em curso. Foi destacado o alerta aos aposentados para estarem atentos às tentativas de golpe realizadas utilizando o nome do escritório, cobrando depósito de honorários em troca de vantagem judicial em ações coletivas. Também foi divulgado o resultado do I Concurso Nacional de Contos (saiba mais aqui).
Na parte da tarde, os dirigentes discutiram os procedimentos necessários à criação de Delegacias Sindicais nos estados, onde, atualmente, existem apenas associações. Retira-se, também, a limitação de 20 filiados para criação dessas unidades. Esta medida, e a que põem fim à contribuição confederativa, deverão ainda ser aprovadas em assembleia nacional de alteração estatutária.
Na quinta-feira (29), houve a apresentação das primeiras propostas estudadas pelo Grupo de Trabalho designado a elaborar proposta à portaria que visa implementar a prática do home office na Controladoria-Geral da União (CGU). A proposta será fechada após o acolhimento das sugestões provenientes dos estados e Distrito Federal. Na abertura do evento, dia 28, o secretário-executivo da CGU disse ter boas expectativas em relação à regulamentação do tema ainda neste ano.
Análise de conjuntura
Após apreciação, o CDS aprovou o ingresso do Unacon Sindical na Internacional de Serviços Públicos (ISP). O Diretor de Assunstos Jurídicos do Sindicato, Roberto Kodama, defendeu a importância da participação nas organizações internacionais. “Muitas vezes, por meio da atuação nessas entidades, obtém-se uma divulgação na impressa internacional de assuntos do nosso interesse, o que obriga a mídia nacional a repercutir a matéria”, explicou.
Em seguida, o CDS abriu espaço para uma avaliação da conjuntura política e das perspectivas das próximas eleições, com a presença do Diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz. Segundo ele, a perspectiva é de dificuldades para os servidores no ano que vem, já que, seja quem for eleito para Presidente da República, 2015 será marcado por um forte ajuste fiscal.
Por fim, ficou definido que as próximas eleições do UNACON Sindical ocorrerão por meio eletrônico no dia 18 de novembro e, ainda, que a próxima reunião do CDS será realizada em Belém (PA) no final de outubro.