Regionais retomam mobilização pelo fortalecimento da Controladoria

Servidores retomam mobilização em defesa da Controladoria- Geral da União (CGU). Em julho, motivados pelas restrições orçamentarias e de pessoal que atingem o órgão, mais de 400 servidores participaram do ato público que culminou no abraço simbólico à sede da CGU, em Brasília (relembre aqui). Durante o mês de agosto, unidades do Unacon Sindical da Paraíba (Unacon-Regio/PB) e do Rio Grande do Sul (Unacon-Regio/RS) realizaram Assembleia Geral Extraordinária (AGE), conforme a convocação emitida pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). Na pauta, definição do calendário de ações para setembro. As datas devem ser divulgadas em breve.

O projeto de Lei Orgânica da CGU, em tramitação na Câmara dos Deputados, também entrou na pauta. Rogério Honorato, delegado sindical do Unacon-Regio/PB, ressalta que a aprovação do projeto “é de extrema importância para solidificação da carreira de Finanças e Controle”.

Carlos Leite, delegado sindical do Unacon-Regio/RS, denuncia a amplitude dos problemas. “As restrições orçamentárias, verificadas recentemente,não são o único problema enfrentado pela Controladoria-Geral da União. Os recursos humanos e financeiros já existentes na CGU estão sendo mal gerenciados e mal aproveitados pelo Órgão Central”.

Todas as regionais devem promover a Assembleia Geral Extraordinária, até a primeira semana de setembro.