“Temos que colocar o bloco na rua”, afirma Marques

A primeira reunião preparatória da campanha salarial de 2015 do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, na sede do Unacon Sindical. Mesmo prevendo um cenário difícil para 2015, o grupo avança no encaminhamento de propostas para o que poderá ser a campanha salarial mais dura da história. Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Júlio Possas e Estevam Barbosa representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro. 

Em janeiro de 2015 será paga a última parcela do acordo salarial de 2012. Dividido em três anos – 2013, 2014 e 2015 – , o reajuste de 15,8% foi insuficiente, segundo avaliação geral, para repor as perdas inflacionárias desde 2008. Motivo pelo qual o grupo avalia como imprescindível uma pressão firme e articulada do conjunto de servidores.

Uchôa sugere a convocação em massa dos servidores, inclusive dos aposentados. “Novos e antigos servidores, assim como os aposentados, devem estar juntos. O discurso precisa estar alinhado e nós, dirigentes, precisamos reforçar esse chamado”, aponta.

“Temos que colocar o bloco na rua; é preciso dar respostas à categoria”, defende Marques. O presidente do Sindicato ainda alertou para a importância do grupo pensar mensagens claras a seres passadas à sociedade e aos parlamentares, mostrando que há espaço orçamentário para recompor as perdas acumuladas. 

Cronograma de atividades foi avaliado pelo grupo.