Valdir Simão é o novo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). A cerimônia da transmissão do cargo foi realizada na tarde desta sexta-feira, 2 de janeiro, no auditório da sede do órgão, em Brasília. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou da solenidade. Jorge Hage ficou oito anos à frente da CGU.
“Temos que punir, sem trégua, a corrupção que rouba o poder legítimo do povo; a corrupção que ofende e humilha os trabalhadores, os empresários e os brasileiros honestos e de bem”, destacou Valdir em seu discurso. Para ele, o fortalecimento e a modernização dos mecanismos de controle interno serão indispensáveis. “Em um mundo cada vez mais digital, é mandatória a aplicação de ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) no monitoramento, na fiscalização e na avaliação das políticas públicas”.
Em seu discurso, Hage elogiou a equipe de servidores públicos que compõem os quadros da CGU “não somente pela competência, mas também pelo compromisso, pela dedicação e até pela paixão que caracteriza esses profissionais”, disse.
Os discursos de Valdir Simão e Jorge Hage estão disponíveis, na íntegra, no site da CGU.
OFÍCIO
Marques conversou com o novo ministro-chefe ao término da cerimônia. “Além de recordar a reunião que tivemos na Casa Civil, no dia 4 de setembro de 2013 (recorde aqui), desejei boas vindas em nome da Diretoria Executiva Nacional (DEN)”, informa o presidente que protocolou, no mesmo dia, o Ofício 02/2015 solicitando audiência para tratar de questões sensíveis à carreira.
Marques também agradeceu, pessoalmente, ao ex-ministro Jorge Hage pelo árduo trabalho realizado à frente da CGU nestes últimos anos.
PERFIL
De perfil técnico, o novo ministro é auditor fiscal da Receita Federal há 27 anos e já ocupou a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2005 a 2007, e novamente de 2008 a 2010.
Valdir Moysés Simão exerceu a função de secretário-executivo da Casa Civil de fevereiro a dezembro de 2014 e, nos sete meses anteriores, coordenou o Gabinete Digital da Presidência da República. De 2011 a 2013, Valdir Simão foi secretário-executivo do Ministério do Turismo.
Graduado em Direito, Simão tem especializações em Gestão de Arrecadação da Seguridade Social, Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social. Ainda possui cursos nas áreas de direito, gestão pública e privada, planejamento estratégico e inteligência, e gerenciamento de crises.
Com informações, ascom CGU