A mobilização pela Campanha Salarial de 2015 da carreira de Finanças e Controle teve início na tarde desta segunda-feira, 9 de março, com Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mais de 200 servidores participaram do encontro. Além da pauta unificada e do calendário de mobilização, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) apresentou um panorama da conjuntura político-econômica do país. Rudinei Marques, Filipe Leão e Júlio Possas, presidente e diretores, conduziram o ato. Arivaldo Sampaio e Manoel Messias, delegados sindicais pelo Distrito Federal, também marcaram presença.
“Nós estamos começando essa campanha salarial como começamos a dos anos anteriores: sem nenhuma proposta do governo”, informou Marques em crítica à ausência de data-base, de regras para negociação coletiva no serviço público e de lei que regulamente o direito de greve dos servidores. “Temos que fortalecer esse movimento para que o governo avance e apresente um percentual inicial para discussão”, explicou.
A importância da adesão dos servidores foi enfatizada inúmeras vezes. “Sem pressão, o reajuste será zero. Precisamos mostrar para o governo o poder de mobilização da nossa carreira”, defende Possas. Para ele, o mínimo a ser feito é a sindicalização, para que a entidade de classe tenha meios de intensificar ações em prol do reajuste.
Leão compartilhou reflexões sobre a conjuntura política e econômica do país. Analisou o discurso da oposição e da base governista em que, a primeira, acusa o governo pela crise atual e, a segunda, atribui a culpa ao contexto internacional. “Pode-se fazer um debate sobre austeridade e sobre aumento de arrecadação, por exemplo. No entanto, o mais importante é que possamos influenciar o discurso considerando o princípio da capacidade contributiva: aqueles que podem de fato, que arquem com a austeridade, que paguem por ela, e não os trabalhadores”, argumentou.
A composição do percentual de 27,3%, que considera as perdas inflacionárias dos últimos anos, também foi apresentado pelos dirigentes. A reivindicação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A AGE da Controladoria-Geral da União (CGU) será realizada nesta terça, 10, às 10h, no auditório do Edifício Darcy Ribeiro. As Regionais terão entre os dias 10 e 17 para reunirem os filiados nos estados. Local, data e horário serão informados pelos delegados sindicais. As assembleias atendem encaminhamento aprovado pelo Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro, no dia 24 de fevereiro (relembre aqui).