Em Assembleia na CGU, DEN reforça importância da mobilização da carreira

 

“Temos que encher esse auditório”. O apelo foi lançado aos Analistas (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle (TFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) na manhã desta terça-feira, 10 de março. Convocada para apresentar a pauta unificada e o calendário de mobilização da Campanha Salarial de 2015, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) reuniu cerca de cem servidores. Rudinei Marques, Filipe Leão e Roberto Kodama, presidente e diretores, conduziram o ato. Carlos Jans, Godofredo da Silva, José Marcos dos Santos e Patricia Gebrim, delegados sindicais pelo Distrito Federal, também marcaram presença.

 

Força, unidade e pressão foram apresentadas pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) como elementos indispensáveis para o sucesso da campanha. Segundo os dirigentes, a preocupação está na possível protelação da negociação para 2016. “Se o governo não encaminhar ao Congresso uma proposta de reposição até o final de agosto, só iremos para a mesa de negociação em 2016, pra ter efeito financeiro em 2017”, alertou Kodama.

 

“Por isso convocamos essas assembleias: para demonstrar, já nessa primeira semana de mobilização, que existe, por parte dos servidores, unidade, força e disposição para o enfrentamento. Assim, na semana que vem, quando estivermos com o ministro do Planejamento, poderemos dizer, sem rodeios, que não vamos aceitar arrocho salarial”, explicou Marques.

 

Dois dias antes do lançamento oficial do calendário de mobilização do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) confirmou reunião com Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. A reunião com será realizada no dia 20 de março, às 10h. (relembre aqui e aqui)

 

A composição do percentual de 27,3%, que considera as perdas inflacionárias dos últimos anos também foi apresentada aos servidores. O percentual tem como ponto de partida o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%, já descontados os 15,8%, em três parcelas (2013, 2014, 2015), mais ganho real de 2%.

 

A DEN ainda abriu espaço para os servidores encaminharem sugestões de pauta para as próximas reuniões do Sindicato com a Administração da CGU.

 

AGE PERMANENTE

A mobilização da carreira teve início na tarde de segunda, 9, com reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) (relembre aqui). As Regionais terão entre os dias 10 e 17 para reunirem os filiados nos estados. As assembleias atendem encaminhamento aprovado pelo Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro, no dia 24 de fevereiro (relembre aqui).