Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, representou a entidade no lançamento do novo Programa de Fiscalização em Entes Federativos da Controladoria-Geral da União (CGU). O evento realizado na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto, na sede do órgão, em Brasília, contou com a participação do ministro-chefe, Valdir Simão. A nova sistemática utiliza uma “Matriz de Vulnerabilidade” para selecionar as unidades da Federação que serão auditadas. Ao fim do evento, Simão cumprimentou Marques pelo engajamento do Sindicato na articulação de projetos que visam melhorias para a carreira de Finanças e Controle.
A Matriz de Vulnerabilidade (ver abaixo), desenvolvida pelo corpo técnico da Controladoria, utiliza doze indicadores para identificar os entes que apresentam mais fragilidade na efetividade da aplicação dos recursos públicos. “A expectativa da CGU é de que os trabalhos sejam mais efetivos à medida que as áreas de atuação serão selecionadas levando em consideração o resultado da Matriz, que trabalha as dimensões: desenvolvimento social, transparência, fmaterialidade e controle”, informa o site do órgão.
A lista com os 45 primeiros municípios selecionados com a nova sistemática já está disponível no site da CGU (acesse aqui).
Os sorteios públicos, metodologia utilizada pelo Programa desde 2003, continuaram a ser realizados.
RECONHECIMENTO
Ainda durante o evento, o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, parabenizou Marques pela atuação da entidade na articulação de propostas que visam melhorias na carreira. Na última semana, o futuro da carreira de Finanças e Controle esteve em pauta em dois importantes encontros. O primeiro, com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, na quarta-feira, 5 (relembre aqui), e posteriormente, no dia 7, com representantes da Controladoria-Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional e Unacon Sindical (relembre aqui).
Com informações: ASCOM/CGU
Alterações: ASCOM/ Unacon Sindical