Planejamento deve convocar todas as entidades até terça, 25

 

Reta final. Até a próxima terça-feira, 25 de agosto, o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deve convocar o conjunto de servidores para apresentar a proposta final do governo. A informação foi repassada aos Analistas (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle (TFC) do Distrito Federal nesta quinta-feira, 20 de agosto. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi realizada em dois turnos: às 10h30, na Controladoria-Geral da União (CGU) e às 14h30 na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Roberto Kodama e Júlio Possas conduziram o encontro. 

 

Os delegados sindicais Carlos Janz, Godofredo da Silva, Jose Marcos e Patrícia Gebrim participaram do ato na CGU. Manoel Messias e Arivaldo Sampaio participaram do ato no Tesouro. 

 

“Trabalhamos hoje com três hipóteses: 1) o governo reapresentará a proposta inicial; 2) o governo manterá os prazos, com incremento de até 1% em cada parcela; 3) haverá redução de prazo para dois anos, com percentuais próximos aos iniciais. No entanto, poderá ser facultado aos servidores optar pelo prazo de dois ou quatro anos; neste caso, com cláusula revisional no segundo ano”, informou Marques. 

 

Segundo Sérgio Mendonça, Secretário de Relações de Trabalho do Planejamento (SRT), o índice de 21,3% dividido em quatro parcelas de 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018, e 4,5% em 2019 vai manter o poder de compra do trabalhador. “Não é um aumento, mas uma maneira de preservar o futuro”, disse (recorde aqui).

 

FIQUE ATENTO

Nova AGE deve ser convocada, às pressas, na próxima semana, para apreciar a proposta final do governo. “A DEN representa a carreira. A palavra final é dos servidores. Para tanto, é fundamental uma leitura qualificada do cenário econômico, político e fiscal, pois, sem isso, corre-se o risco de tomar decisões erradas, com impactos de longo prazo”, ponderou o presidente. 

 

Atuação parlamentar e projetos de melhoria da carreira também entraram na pauta do encontro. Nos estados, as reuniões devem ser realizadas até o dia 24 de agosto, conforme a convocação de cada Regional.