Regional Ceará debate o fortalecimento de parcerias no Combate à Corrupção

 
A mobilização nacional pelo fortalecimento da Controladoria-Geral da União (CGU) motivou mais uma ação. Dessa vez, um debate promovido pela Unacon-Regio/CE. Com o tema “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”, o encontro reuniu representantes da CGU, dos Ministérios Público Federal e Estadual e da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) na amanhã desta sexta-feira, 18 de setembro, em Fortaleza. Edilberto Barreto, delegado sindical à frente da regional, falou com a imprensa. Portais como “O Povo”, “Ceará é Notícia”, "Diário do Nordeste", "Ceará News", "Direito CE", "TVSBR"  e o “Blog do Lauriberto” repercutiram o encontro.
 
Para Edilberto, a sociedade clama por um maior empenho dos governantes na identificação dos corruptos, entretanto, na contramão desses anseios, os cortes de recursos orçamentários em órgãos responsáveis pela investigação de crimes de desvio de recursos têm impacto negativo nessas ações. “No caso da CGU, por exemplo, essa redução afeta diretamente a apuração de irregularidades, situação agravada com o quadro deficitário de servidores responsáveis pelas auditorias e fiscalizações dos recursos federais”, disse ao Blog do Lauriberto.
 
ARTICULAÇÃO
 
A mobilização nacional pelo fortalecimento da CGU teve início no dia 3 de setembro, com o lançamento de campanha de mídia na rádio CBN. O spot está sendo veiculado todas as terças, quartas e quintas-feiras do mês de setembro (ouça aqui). Em menos de uma semana, a publicação sobre spot nas redes sociais alcançou mais de 63 mil pessoas.
 
A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) também foi a plenário defender a manutenção do status ministerial da CGU. Pronunciado na tarde do dia 3, o discurso está disponível, na íntegra, nos três formatos: áudio, vídeo e texto (acesse aqui).
 
O Instituto Federal de Fiscalização e Controle (IFC) também encaminhou ao Congresso Nacional abaixo-assinado em defesa do órgão. Assinado por 185 parlamentares, o documento foi protocolado na Casa Civil, na Secretaria Geral da Presidência da República e na CGU nesta sexta, 18 (leia mais aqui).
 
Na última sexta, 11, parcial dos resultados da mobilização nacional foi compartilhada com Valdir Simão, ministro-chefe da CGU. Rudinei Marques e Roberto Kodama ainda entregaram camiseta em alusão à mobilização ao ministro (leia mais aqui).