Ato em defesa da Controladoria-Geral da União (CGU) reúne servidores e representantes de entidades ligadas à prevenção e ao combate à corrupção. Na manhã desta terça-feira, 29 de setembro, mais de 1,5 mil manifestantes caminharam do edifício sede do órgão até o Palácio do Planalto com direito a parada em frente ao Bloco K do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Caravana de delegados sindicais vinda de todos os estados desembarcou em Brasília exclusivamente para a mobilização. Protestos realizados em frente às regionais de Alagoas e Amazonas pautaram a imprensa local (saiba mais aqui e aqui).
É o terceiro dia consecutivo que os Analistas (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle (TFC) protestam pela manutenção do status ministerial a Controladoria. Na sexta, 25, os servidores protestaram em frente à sede do órgão. Na segunda, 28, a mobilização espontânea resultou em caminhada até o Palácio do Planalto (relembre aqui e aqui).
Marcos Leôncio, presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) marcou presença no ato promovido pelo Unacon Sindical. Para ele, o rebaixamento da condição ministerial da CGU é um retrocesso institucional no combate ao desvio de recursos públicos. “É um péssimo exemplo que o governo federal traz para a sociedade brasileira e para o mundo. A CGU chegou a um patamar que não admite mais retrocessos, tendo que ser cada vez mais fortalecida, valorizada, e não fatiada e desprestigiada”, declarou.
“Na Política Federal, temos consciência de que muitos dos trabalhos desenvolvidos pela nossa instituição não seriam possíveis sem o empenho de cada um dos Analistas e Técnicos de finanças e Controle que fazem da CGU um órgão importante para a nossa República”, reconheceu Leôncio.
Para Nilton Paixão, presidente da Pública – Central do Servidor, o desmonte da CGU interessa apenas à corrupção e aos corruptores. “O Brasil não tolera mais essas decisões desastradas, forjadas em gabinetes de ar condicionado, da noite para o dia”, desabafou. Em primeira mão, Paixão comunicou que a nova central exclusiva de servidores públicos lançou uma campanha em apoio à CGU. Todas as 5.565 Câmaras Municipais ligadas à Pública já deram início ao envio maciço de mensagens ao Congresso Nacional dizendo não ao desmonte da CGU.
Jovita Rosa, presidente do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), ratificou o desabafo de Paixão. “O Brasil não pode prescindir do trabalho da Controladoria. O desmonte da CGU só interessa aos corruptores. Mas a corrupção não vai vencer”, defendeu, em nome das mais de 300 organizações não governamentais de todo o Brasil que fazem parte rede IFC-Amarribo. Jovita também anunciou que o Conselho de Transparência do DF irá publicar, até o fim do dia, carta em apoio à CGU.
Paulo Martins, presidente da Associação dos Auditores do Tribunal de Contas da União (Auditar) reafirmou o compromisso dos Auditores do TCU com a Controladoria. “Quando as categorias se unem, o governo treme. Não vamos permitir que esfacelem os órgãos de controle deste país”, declarou aclamado pelos servidores.
Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, também saiu em defesa do trabalho do órgão. “A CGU tem um papel importante na fiscalização de operações ilegais que remuneram sobra de caixa dos bancos com títulos da dívida pública. Quem pode acabar com essa farra que está levando quase R$ 1 trilhão da nossa dívida é a Controladoria. Isso é gravíssimo”, disse.
Floriano Martins, vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Anfip) e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também compareceram ao ato.
COBERTURA NACIONAL
A manifestação contou com cobertura da imprensa de todo o país. Globo, Estadão e Correio Braziliense enviaram equipe de reportagem ao local. Confira, abaixo, a repercussão do ato.
G1 – Servidores da CGU no DF e de 20 estados fazem marcha em Brasília
G1 AM – Auditores fazem ato no AM contra possível desmembramento da CGU
JORNAL DE HOJE– Servidores da CGU protestam contra rebaixamento
DIÁRIO DE PERNAMBUCO- Protesto de servidores da CGU atrapalha saída de Dilma do Planalto
METRÓPOLES- Servidores da CGU protestam contra fim do status ministerial do órgão
FOLHA MAX- MT apoia manutenção da CGU com status de Ministério
BAHIA NOTÍCIAS- Auditores da CGU temem fatiamento de órgão caso haja perca de status de ministério
ALAGOAS 24 HORAS- Ameaça de extinção mobiliza servidores da CGU em Alagoas
DIÁRIO DE NOTÍCIAS- Servidores da CGU protestam em frente ao Planalto contra perda do status de ministério
BLOG DO BG- Para ex-ministro, governo Dilma quer destruir CGU
GOIÁS TRANSPARENTE- Conselho Nacional de Controle Interno defende manutenção da CGU com status de Ministério
JOGO DO PODER- Ex-ministro do CGU denuncia que governo Dilma quer destruir o órgão
O GLOBO- Para ex-ministro, setores do governo querem destruir CGU
POLÍTICA REAL- Elmano Férrer assegura que a manutenção da CGU traz mais benefícios ao país
TUDO RONDÔNIA- CGU corre o risco de ser extinta pelo governo