Avaliação de conjuntura. Servidores de reúnem após três dias consecutivos de protestos em defesa da condição ministerial da Controladoria-Geral da União (CGU). Rudinei Marques, Roberto Kodama e Júlio Possas representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, no auditório do edifício sede do órgão.
“A repercussão da mobilização dos servidores na mídia superou todas as expectativas. Acho que ninguém imaginava que o apelo social do trabalho da CGU na prevenção e no combate à corrupção fosse tão grande”, avaliou Marques que aposta na estratégia de manter o diálogo com os veículos de imprensa.
O ato realizado na segunda, 28, foi veiculado na segunda edição do noticiário nacional do SBT (veja aqui). O protesto que resultou em caminhada até o Palácio do Planalto também ganhou cobertura da imprensa, em todo o país (relembre aqui).
Material para articulação parlamentar também foi disponibilizado aos servidores. “Precisamos intensificar nossas ações de maneira organizada e coordenada”, orientou Marques. O press kit reúne ofícios, notas de apoio e cartas registradas em apoio à manifestação pelo fortalecimento da CGU.
Concomitante à reunião de servidores, os ministros Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, André Carvalho (substituto) e Weder de Oliveira (substituto) do Tribunal de Contas da União (TCU) declaravam, em plenário, apoio ao movimento em defesa da manutenção da autonomia e independência ministerial da CGU (saiba mais aqui). A manifestação é resultado da reunião que Marques teve na manhã desta quarta, 30, com o presidente do TCU, Aroldo Cedraz.
O encontro também resultou na aprovação e divulgação de manifesto dos Assessores Especiais de Controle Interno (saiba mais aqui).