Marques acompanha posse do novo ministro da CGU

 

Rudinei Marques, presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), representou o Sindicato na cerimônia de posse do novo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro de Brito. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 3 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília. Navarro já atuou à frente da Secretaria-Executiva da CGU, entre os anos de 2006 e 2013, durante a gestão do ex-ministro Jorge Hage.

 

"Foi com imensa alegria que o corpo funcional recebeu a notícia do retorno de Luís Navarro para a CGU, agora como ministro. Seu histórico de relevantes serviços prestados ao órgão e, assim, ao país, na área de transparência pública e de combate à corrupção estão bem presentes na memória de todos. Certamente é um bom nome e vai contribuir muito nesse momento difícil em que o país está passando", comentou Marques. 

 

Um dia após a posse, durante o encontro de dirigentes da CGU realizado também em Brasília, o novo ministro firmou alguns compromissos com a gestão da pasta. São eles:

 

Atuar pela manutenção do caráter ministerial da Controladoria;

 

Trabalhar para aprovação do projeto que versa sobre a nomenclatura dos cargos e a exigência de nível superior para TFC;

 

Fortalecer as parcerias com o Ministério Público e com a Polícia Federal;

 

Aprimorar e consolidar mecanismo de meritocracia para acesso aos cargos de direção no órgão;

 

Aperfeiçoar a área de gestão de pessoas;

 

Ampliar a participação das unidades regionais na definição das atividades de controle.

 

Atuação na CGU

Na sua primeira passagem pela CGU, Luiz Navarro participou ativamente da discussão e elaboração de diversos projetos de lei e normativos, a exemplo dos que resultaram na Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013).

 

De perfil técnico, coordenou, ainda, a participação do Brasil nos trabalhos sobre Suborno Transnacional, no âmbito da Convenção da OCDE, e na implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Liderou também o processo de criação do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), disponível no Portal da Transparência.

 

Antes de assumir a Secretaria-Executiva, em 2006, Navarro atuou como corregedor-adjunto da Área Econômica, de 2003 a 2005, e como secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, entre 2005 e 2006.
 

 


Com informações e imagem: CGU
Alterações: ASCOM/Unacon