Movimento em Defesa da CGU ganha destaque na imprensa

 

Desde a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU) e criação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, vulgo “TraFiCo”, no último dia 12, a mobilização dos servidores pela manutenção da nomenclatura e da condição administrativa do órgão tem chamado a atenção da imprensa. O Movimento em Defesa da CGU ganhou repercussão nacional e emplacou artigos e editoriais em importantes veículos de comunicação. Jornais como Folha de São Paulo, Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense dedicaram colunas e até páginas inteiras para destacar a irresignação dos servidores com a mudança prevista na Medida Provisória (MP) nº 726/2016.


Além da mobilização nacional, que já promoveu dois grandes atos públicos em Brasília (veja aqui e aqui), o movimento dos servidores lotados nas unidades regionais da Controladoria também conquistou a atenção da imprensa. O Portal G1 de diversos estados, o Jornal Zero Hora e o Diario de Pernambuco estão entre os veículos que têm dado destaque às mobilizações nos estados.


A mídia alternativa tem sido outra importante ferramenta para disseminação de conteúdos em defesa da manutenção da CGU. Ativistas, jornalistas, pessoas públicas e entidades da sociedade civil têm utilizados espaços virtuais, como blogs e portais, e contas em redes sociais, principalmente Twitter e Facebook, para manifestar preocupação e com o fim da Controladoria e ressaltar  incertezas sobre o novo modelo de ministério proposto pelo presidente da República interino, Michel Temer.


Acompanhe diariamente nesta página a repercussão do Movimento em Defesa da CGU na imprensa.