Responsável pela reforma administrativa, Jucá é alvo de críticas em ato no DF

A repercussão na imprensa do áudio da conversa entre Romero Jucá – até ontem, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, deu o tom do segundo Ato em Defesa da Controladoria-Geral da União (CGU). Realizada na manhã desta terça-feira, 24 de maio, a atividade reuniu mais de mil servidores em frente ao edifício sede do órgão. Na última assembleia geral extraordinária (AGE), o Unacon Sindical encaminhou pela intensificação do movimento e também aprovou caminhada até o Palácio do Planalto na quarta, 25, às 14h. Transmitida em tempo real para todos os estados, a reunião foi realizada segunda, 23 (relembre aqui). Contas Abertas está entre os veículos que noticiaram o ato (confira aqui).

 

“O mentor da Medida Provisória MP 726/2016 que extinguiu a CGU quis obstruir a operação Lava Jato. Isso é muito grave”, alertou Rudinei Marques, presidente do Sindicato. “O senador Romero Jucá não durou 12 dias no Planejamento e talvez até seja preso. Os servidores não podem ignorar a gravidade disso”, desabafou o presidente. A exoneração do cargo de ministro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça, 24 (saiba mais aqui).  Decisão pelo afastamento foi tomada no mesmo dia em que a imprensa repercutiu gravação em que Jucá sugere “pacto” para barrar a Lava Jato.

 

“Se antes eu tinha alguma dúvida, agora eu tenho certeza: essa reforma administrativa foi pra quê? Pra arquivar a Lava Jato. Pra arquivar as investigações. Pra afastar as investigações dessas pessoas que estão no poder hoje. Isso é muito sério”, declarou Jorge Henrique Mendonça, servidor da CGU. 

 

RESISTIR

Os servidores declararam disposição pela resistência no segundo Ato em Defesa da CGU. “Que não venham políticos da alta burocracia do Poder Executivo Federal dizer que melhor do que ter status de ministério é ser ministério. Isso não é um argumento verdadeiro. Não é porque não foi discutido, não foi escolhido. Então a ideia é resistir mesmo”, ponderou Leice, servidora de Minas Gerais que participou do ato em Brasília.

 

A nota pública do Unacon Sindical contra a extinção da CGU já conta com mais de 31 mil acessos. Publicado na sexta, 13 (relembre aqui), o documento defende a vinculação do órgão à Presidência da República e marca posição contra a alteração de denominação do órgão para Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle ou simplesmente “TraFiCo”, como os servidores têm, ironicamente, se reportado à mudança.

 

TWITTAÇO

Os servidores também se mobilizaram nas redes sociais com a hastag #FicaCGU. Parlamentares e formadores de opinião, como a jornalista e apresentadora Mariana Godoy, também declararam apoio ao Movimento.  Acompanhe as mensagens de apoio à CGU (clique aqui). 

 

REGIONAIS

Os estados também saíram, novamente, em defesa da manutenção da nomenclatura do órgão e da vinculação do órgão à Presidência da República. Na Bahia, a regional aproveitou a cobertura da passagem da tocha olímpica para dar visibilidade ao Movimento em Defesa da CGU. Os servidores tiveram êxito e apareceram no Globo Esporte. O portal Bahia notícias repercutiu o ato (saiba mais aqui).  A faixa contra a extinção do órgão acompanhou todo o percurso da tocha olímpica em Salvador, desde a saída no Pelourinho até a chegada no Farol da Barra.

 

Na Paraíba, os servidores organizaram evento interestadual com a participação de parlamentares, órgãos públicos e organizações não governamentais ligados ao combate à corrupção.

 

Confira, a seguir, o registro das atividades no DF e nos estados, na galeria de imagens.

 

 

Leia também

Procurador da Lava-jato manifesta apoio ao Movimento em Defesa da CGU

Segundo Ato em Defesa da CGU será realizado nesta terça, 24 de maio

Em apenas uma semana, Movimento em Defesa da CGU conquista 27 emendas

Entidades da sociedade civil manifestam preocupação com o fim da CGU

Servidores avaliam repercussão do Movimento em Defesa da CGU nesta sexta, 20

Em Brasília, forte adesão de servidores marca primeiro Ato em Defesa da CGU

Sindicato reivindica manutenção da Controladoria-Geral da União (CGU)

Sindicato divulga nota pública contra a extinção da CGU