Caravana de 26 estados marca presença no ato desta quarta, 1º

O Movimento em Defesa da Controladoria-Geral da União (CGU) segue com força total. Nesta quarta-feira, 1º de junho, os servidores fizeram nova caminhada até o Palácio do Planalto. Esta foi a terceira marcha em menos de duas semanas (relembre aqui e aqui). Caravana vinda de 26 estados renovou o fôlego da categoria. Durante o ato, o Sindicato recebeu a confirmação de que a Casa Civil os receberia na quinta, 2, para tratar da revogação da Medida Provisória MP 726/2016 que altera para ministério da Transparência, Fiscalização e Controle o nome da Controladoria. Arraiá da Resistência encerrou a manifestação. A imprensa cobriu o ato (confira no clipping).

 

Mais de 1,2 mil servidores se uniram para pedir a manutenção da nomenclatura e a vinculação do órgão à Presidência da República. Jaci Sobrinho, delegado sindical do estado de Goiás, foi um dos representantes das regionais que ocupou o carro de som durante o ato (assista abaixo).

 

 

 

NOVO MINISTRO

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, foi procurado pela imprensa para falar a respeito da indicação do novo indicado do governo interino para assumir a Controladoria. O nome de Torquato Jardim foi anunciado ainda pela manhã.

 

Fabiano Silveira entregou carta de demissão na segunda, 30, após revelações de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado na qual Silveira dá orientações a investigados na Lava Jato. Ele permaneceu apenas 18 dias na Pasta.

 

A mobilização de servidores influenciou na decisão. As atividades começaram cedo, às 7h, com grupo que impediu a entrada do ministro no edifício sede. Na sequência, além de limpeza simbólica do órgão, os servidores fizeram caminhada até o Palácio do Planalto. O Unacon Sindical concedeu coletiva de imprensa no fim do dia, além de sucessivas entrevistas para veículos como Globo, SBT, Record, Band, EBC, Veja, Estadão, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, CBN, entre outros (saiba mais aqui).

 

Mesmo com a chegada de Torquato, a pressão continua, ainda mais forte, pela revogação da MP 726/2016 e aprovação da PEC 45/2009, pronta para ser apreciada pelo plenário do Senado Federal. A proposta visa inscrever as funções do controle interno no art. 37 da Constituição Federal (saiba mais aqui e aqui).