Unacon debate trabalho parlamentar em defesa dos direitos sociais

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou do 34º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) na última sexta-feira, 7 de novembro. O evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro de 6 a 9 de novembro, reuniu parlamentares e representantes de entidades sindicais para debater o atual cenário político e econômico do país.

 

Na condição de presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Marques integrou o painel “Trabalho parlamentar em defesa do fisco para garantia dos direitos sociais”. Em sua explanação inicial, apresentou números que demostram a crise pela qual o país passa.

 

 “Estados e municípios estão em situações difíceis, inclusive apelando para o parcelamento de salários. As famílias estão endividadas – 58% delas, e 10% estão inadimplentes”, destacou e acrescentou que as empresas também passam por sérias dificuldades no cenário atual.  Ele lembrou do aumento da taxa Selic em seis pontos percentuais em apenas três anos, o que representa 540 bilhões de reais.

 

“O Valor Econômico divulgou na semana passada que das 605 maiores empresas não financeiras, 50% não conseguem pagar os juros que devem. Temos a terceira maior taxa de juros, perdendo apenas para a Argentina e Venezuela. Num cenário em que um grupo administra o país com uma série de medidas que visam retirar direitos e restringir programas sociais, acabar com a desigualdade é realmente nosso maior desafio”, frisou.

 

Discorrendo sobre a mesma temática, o deputado Alessandro Molon (Rede/RJ) criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241 de 2016. “Vivemos tempos difíceis e a chance de vencer os problemas é estarmos unidos. Num país em que alguns partem do tudo e outros do nada, falar em meritocracia é uma piada”. Para ele, a situação se agravará com necessidades crescentes e recursos reduzidos.

 

 “Esse é o nosso desafio,construir uma civilização brasileira que seja inclusiva, que respeite os direitos do trabalhador e que faça o país desenvolvido econômica e socialmente”, concluiu Molon. 

 

A deputada Federal Cristiane Brasil (PTB/RJ); a representante da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), Jane Castelo; o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert; e o analista político Antônio Augusto de Queiroz também participaram do painel.

 

 

 

 

Com informações e imagem: Ascom/Sinait

Alterações: Ascom/Unacon Sindical