DEN participa da abertura do II Encontro de Dirigentes da CGU

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) abre os trabalhos do segundo dia do Encontro Nacional de Dirigentes da Controladoria-Geral da União (CGU), realizado nesta quarta-feira, 23 de novembro. A melhoria do diálogo entre Sindicato e dirigentes e a análise da conjuntura política e sindical dos anos de 2015 e 2016 marcaram a participação do Unacon Sindical na segunda edição do encontro – a primeira edição foi realizada no dia 29 de fevereiro de 2016. Rudinei Marques, Daniel Lara, Filipe Leão e Roberto Kodama representaram a DEN na reunião. Antônio Carlos Bezerra Leonel, Secretário de Fiscalização e Controle Interno (SFC), deu início aos trabalhos agradecendo o apoio e a presença do Sindicato.

 

As grandes mobilizações de 2015 e 2016 foram apontadas por Marques como exemplo do que um Sindicato forte é capaz. “Vencemos as tentativas de esfacelamento da CGU em 2015. Mantivemos a denominação Controladoria-Geral da União. Derrubamos um ministro. Alteramos a nomenclatura dos cargos, e conseguimos a definição em lei de suas atribuições, em que pese o revés do nível superior dos Técnicos. Tudo isso mostra a importância e o papel do Sindicato”, disse. Para ele, o fortalecimento sindical deve ser bandeira permanente. “Não existe carreira forte sem um Sindicato forte”, ponderou. Aproveitando o gancho, conclamou então os presentes, eventualmente ainda não filiados, ao ingresso nos quadros da entidade. 

 

O dia 30 de maio foi lembrado como exemplo dessa luta. “Todos foram para as ruas. Até a árabe Al Jazeera noticiou nosso movimento”, apontou o presidente, indicando que a mobilização será registrada em documentário.

 

Marques também pediu o apoio dos dirigentes para avançar na defesa das prerrogativas da carreira. “Um passo importante foi dado com a Lei 13.327/2016, no tocante à definição das atribuições. Mas ainda precisamos avançar no sentido de fixar prerrogativas exclusivas”, avaliou.

Defensor da melhoria do diálogo, Marques pediu que os dirigentes que tivessem interesse, enviassem sugestões a respeito das remunerações extrateto, pauta da reunião realizada com a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) nesta terça, 22 (saiba mais aqui). “Fiquem abertos para enviar outras sugestões também”, pontuou.

 

A necessidade de revitalização do cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) foi enfatizada. “Temos uma dívida histórica com os Técnicos, e precisamos honrá-la”, reconheceu, ao informar que a pauta será tratada em nova reunião com o ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ainda hoje, em audiência com o Fonacate.

 

II Encontro de Dirigentes da CGU

Realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, encontro debateu temas como o mapeamento de competências; planejamento estratégico; gestão de riscos na perspectiva do controle; estrutura das regionais; programa de integridade, dentre outros.