Nota do Unacon/MT em repúdio à atos de corrupção no estado é destaque na imprensa

 

Folha Max

Mato Grosso

24/08/2017

 

Auditores e Técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso, representados pelo Unacon Sindical, divulgaram uma nota de repudio aos atos de corrupção delatados pelo ex-governador do estado, Silval Barbosa, e veiculados em cadeia nacional na última quinta-feira, 24 de agosto.

 

A entidade criticou o "silêncio" dos poderes constituídos, especialmente os responsáveis por julgar atos dos políticos flagrados recebendo dinheiro que seria de propina. "A sociedade mato-grossense anseia por uma atuação efetiva dos poderes constituídos. Em especial aqueles que representam nossos interesses na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, na Câmara Municipal de Cuiabá e na Câmara Municipal de Juara, que até esse momento se mantiveram praticamente silenciosos e inertes", diz a nota.

 

Em nota, a Unacon Regional salienta que “políticos eleitos sem compromisso com a coisa pública flagrados em cenas que revoltam até mesmo profissionais que lidam com essas notícias em seu cotidiano apequenam a política estadual e a transformam em um indutor de desconfiança, descrédito, desesperança e desespero”.

 

A Unacon Sindical destaca que “é de interesse público que tudo seja esclarecido rapidamente, com respeito ao contraditório e ao devido processo legal, e com punições efetivas àqueles que tenham praticados atos de corrupção”, diz trecho da nota.

 

Leia a nota na íntegra:

 

O Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle – Unacon Regional Mato Grosso, que representa os servidores de carreira do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) no estado, com fundamento nos princípios da honestidade, democracia, transparência, confiança e civilidade, todos norteadores da boa e regular aplicação dos recursos públicos, manifestamos nosso repúdio aos atos de corrupção delatados pelo ex-governador Silval Barbosa e veiculados em cadeia nacional, por meio de vídeos em que agentes políticos são flagrados em supostas condutas absolutamente inaceitáveis.

 

Hoje, como agentes do Estado brasileiro e cidadãos mato-grossenses, estamos estarrecidos e enojados, mas reafirmamos nossa confiança nas instituições republicanas, com vistas à apuração dos atos de corrupção, tendo com clareza que ninguém está acima da Lei.

 

A sociedade mato-grossense anseia por uma atuação efetiva dos poderes constituídos. Em especial aqueles que representam nossos interesses na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, na Câmara Municipal de Cuiabá e na Câmara Municipal de Juara, que até esse momento se mantiveram praticamente silenciosos e inertes.  

 

Políticos eleitos sem compromisso com a coisa pública flagrados em cenas que revoltam até mesmo profissionais que lidam com essas notícias em seu cotidiano apequenam a política estadual e a transformam em um indutor de desconfiança, descrédito, desesperança e desespero em nossos queridos habitantes de Mato Grosso.

 

É de interesse público que tudo seja esclarecido rapidamente, com respeito ao contraditório e ao devido processo legal, e com punições efetivas àqueles que tenham praticados atos de corrupção.

 

Cuiabá, 25 de agosto de 2017.

Ícaro Fernandes

Presidente da Unacon Regional Mato Grosso