No Senado, Unacon debate a “Previdência Social que queremos”

 

“A Previdência Social que queremos”. Este foi o tema da audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal nesta segunda-feira, 19. O evento, realizado horas antes do anuncio da suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, marcou o Dia Nacional de Luta e reforçou a disposição do movimento unificado de trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada para lutar em defesa da Previdência Social. Rudinei Marques e Bráulio Cerqueira, presidente e secretário executivo do Unacon Sindical, participaram da audiência. A Auditora Federal de Finanças e Controle (AFFC), Anjuli Tostes, também integrou o debate. 

 

Presidindo a audiência, o senador Paulo Paim (PT/RS) defendeu a manutenção da vigilância sobre os desdobramentos da PEC287/2016. “Enquanto esta medida não for para a lata do lixo de vez, nós continuaremos mobilizados. ”

 

Além da malfadada reforma previdenciária, todo o pacote de precarização, desenhado pela Emenda Constitucional (EC) 95 foi alvo de críticas. “Se desmobilizar, eles vão avançar sobre nós”, afirmou o senador Lindbergh Farias (PT/RJ), observando a importância da atenção à agenda no Legislativo como um todo. Em linha com o discurso do parlamentar, o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, alertou: “Se, por um lado, podemos celebrar que vencemos até aqui, por outro, nós não podemos baixar a guarda, pois sabemos quem está no comando deste país. Temos que aproveitar esse capital de força para lutar em defesa da frágil democracia do Brasil.” Assista abaixo.  

 

 

Anjuli Tostes também relembrou sucessivos ataques aos direitos sociais e defendeu a união da classe trabalhadora. "Com a EC 95, retiraram recursos da Educação, da Saúde e das políticas sociais. Por meio da reforma trabalhista, transferiram a renda dos mais pobres para os mais ricos. E, novamente, a reforma da Previdência é para favorecer um grupo extremamente seleto, composto por banqueiros, megaempresários, lobistas e pelos políticos que são financiados por eles”, afirmou a AFFC, que participou do debate na condição de representante da Intersindical (assista abaixo).

 

 

A experiência de luta contra a reforma da Previdência na Argentina esteve em pauta na audiência. O presidente da Confederação Latinoamericana de Trabalhadores Estatais (Clate), Julio Fuentes, saudou o levante para o enfrentamento no Brasil e salientou a importância de intensificar a unidade dos diversos setores sociais. “Se alguma lei tiver que ser sancionada a sangue e fogo, como é o caso da Argentina, certamente, não se trata de nada bom”, disse Fuentes.  

 

O evento ainda contou com a participação dos senadores Humberto Costa (PT/PE) e do deputado Wellington Prado (Pros/MG).  Assista a íntegra abaixo. 

 

 

 

Com informações: Ascom/Sinal

Alterações: Ascom/Unacon Sindical

Imagem: Agência Senado