Unacon Sindical participa do lançamento da Associação de Economistas pela Democracia

Rudinei Marques e Bráulio Cerqueira, presidente e secretário executivo do Unacon Sindical, participaram na manhã desta terça-feira, 7 de maio, da cerimônia de lançamento da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED). O evento realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados contou com a participação de parlamentares, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais. A desigualdade social foi o tema mais abordado nos discursos durante a solenidade. 

 

Dando início à cerimônia, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a responsabilidade da categoria de trabalhar por uma sociedade mais justa. “É possível construir uma sociedade menos elitista, menos concentradora de riqueza. Uma sociedade capaz de transformar o Brasil em uma nação independente, com soberania econômica, e, portanto, capaz de dar ao nosso povo o destino de ser livre e rico, do ponto de vista social e do ponto de vista da distribuição da riqueza gerada por ele. Por acreditar nisso, estamos hoje aqui”, concluiu a parlamentar.

 

O crescimento da desigualdade somado à supressão de direitos sociais e trabalhistas, na opinião do presidente do Unacon Sindical, ceifou a esperança da população. “Agora, a reforma da Previdência quer destruir o último bastião da dignidade. Nesse cenário, a ABED tem o importante papel de qualificar o debate no espaço público. Precisamos resgatar a esperança dos brasileiros”, declarou Marques.    

 

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), é preciso construir um projeto consistente e amplo para retomar o crescimento. “Para todos os problemas, o governo tem uma única proposta que é a reforma da Previdência. Mesmo se a proposta fosse justa, jamais seria suficiente. No campo da Economia, a maior contribuição que se pode dar é na construção de projeto capaz de retomar o crescimento e o desenvolvimento econômico, com distribuição de renda e geração de emprego”, afirmou o congressista, ao saudar a iniciativa.    

 

É justamente com a missão de constituir novos caminhos que a ABED surgiu, conforme explicou a economista Esther Bemerguy, membro a da associação. “Buscamos apresentar um programa nacional de desenvolvimento que inclua toda a população e lute pela soberania do Brasil”, disse.

 

Ainda durante o evento, o Unacon Sindical lançou oficialmente o estudo “Nove erros da PEC 006/2019 e alternativas para a economia, o emprego e a Previdência”. A publicação, assinada por Bráulio Cerqueira, está disponível para download aqui.