Por meio de ofício, Unacon Sindical recomenda à CGU e à STN que coloquem os servidores em home office

Documento foi encaminhado nesta quinta-feira, 12. Um dia após a OMS declarar que há uma pandemia do novo coronavírus. No DF, as aulas em instituições públicas e privadas estão suspensas

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical encaminhou ofícios à Controladoria-Geral da União e à Secretaria do Tesouro Nacional na manhã desta quinta-feira, 12 de março, recomendando que os servidores desenvolvam, nos próximos vinte dias, trabalho remoto.  A sugestão, que segue a recomendação do Ministério da Saúde, tem o objetivo de minimizar os riscos de propagação do vírus Covid-19 nas repartições.

No documento, o Sindicato relembra que a orientação foi dada pelo próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.  “Temos orientado para que as unidades de trabalho que possam fazer o uso do trabalho home office, que o façam. Vamos trabalhar alguma orientação para que as pessoas possam trabalhar dessa maneira”, disse, no dia 6 de março.

A DEN pontua, ainda, que medidas similares vêm sendo adotadas pelo governo do Distrito Federal – que suspendeu as aulas em instituições de ensino públicas e privadas, bem como a realização de qualquer tipo de eventos com mais de 100 pessoas que exijam licença do poder público, até 17 de março – e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que colocou os funcionários em trabalho remoto por quatorze dias.

PANDEMIA

Nesta quarta-feira, 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que há uma pandemia de Covid-19. O novo coronavírus já atingiu mais de 124 mil pessoas em todo o mundo e causou mais de 4,6 mil mortes. No Brasil, estão confirmados, até o momento, 70 casos.

A OMS estima que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Portanto, os governos devem reforçar medidas que visem a redução da circulação do vírus.

Não há motivo para pânico, mas é preciso estar atento às dicas de prevenção, que incluem: lavar as mãos com sabão, evitar aglomerações, fazer o uso de álcool em gel, não compartilhar utensílios de uso pessoal, manter hábitos de alimentação saudáveis e, caso faça parte do público-alvo, vacinar-se contra a gripe.