Unacon Sindical pede suspensão da cobrança das novas alíquotas de contribuição previdenciária para idosos

Em ofício, encaminhado ao Ministério da Economia, Sindicato ressalta que os mais impactados financeiramente são justamente os idosos e que a medida vai ao encontro das demais anunciadas pelo governo nesta segunda, 16

O Unacon Sindical encaminhou ofício ao Ministério da Economia nesta quarta-feira, 18 de março, pedindo a suspensão da aplicação das novas alíquotas de contribuição previdenciária, que incidem sobre os contracheques a partir deste mês e têm maior impacto para os aposentados. No documento, o Sindicato ressalta que a medida vai ao encontro das demais anunciadas pelo governo nesta segunda-feira, 16 de março, com objetivo de minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“O governo anunciou um conjunto de medidas para disponibilizar na economia, rapidamente, R$ 147,3 bilhões, sendo R$ 83,4 bilhões direcionados para a população mais idosa. É a parcela idosa da população justamente também a mais atingida com as alterações trazidas pela EC n. 103/2019.  O aumento das alíquotas que incidem sobre as aposentadorias reduz a capacidade financeira de quem conta com despesas consideráveis com medicamentos e assistência médica”, diz trecho do documento.

Leia a íntegra do ofício abaixo.