Entidades protocolam nova denúncia contra Paulo Guedes na Comissão de Ética Pública

“Que a Comissão exerça com independência e rigor as suas competências, que apure os fatos e responsabilize Guedes", ressaltou Rudinei Marques

O Unacon Sindical, representado pelo presidente, Bráulio Cerqueira, e pelo secretário executivo, Rudinei Marques, participou, na tarde desta segunda-feira, 17 de maio, de ato simbólico em frente ao Palácio do Planalto para apresentar nova denúncia do Fonacate à Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A representação é motivada pelas ofensas aos servidores registradas em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, na última terça, 11.

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, destacou que as ofensas do ministro aos servidores têm sido recorrentes e são inaceitáveis. “Na representação, tratamos das mentiras do ministro, registradas na semana passada. Ele negou ter comparado a categoria a ‘parasitas’ e afirmou que os servidores podem comprar vinte automóveis, quando, na verdade, ganham, em média, R$ 4.200,00, no Executivo. Então, Guedes deve explicações à Comissão de Ética e à sociedade.”

De acordo com a denúncia, a postura de Guedes “constitui violação ao artigo 3º do Código de Conduta da Alta Administração Federal, razão por que deve ser objeto de apuração e sanção por essa Comissão de Ética Pública. Dentre os preceitos contidos tanto no Código de Conduta da Alta Administração Federal quanto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, identifica-se o dever de adoção, pelas autoridades públicas, de postura ética, moral e transparente”.

Em 11 de fevereiro de 2020, o Fonacate protocolou a denúncia 0001.000670/2020-78 (hoje sob o número 00191000135202027) também contra Paulo Guedes, quando comparou servidores públicos a “parasitas” ao defender a proposta de reforma administrativa do governo federal. Há oito denúncias contra o mesmo episódio no aguardo de análise da Comissão de Ética, sob os cuidados do relator Antonio Carlos de Nóbrega. As denúncias estão prontas para irem a julgamento, inclusive com voto pronto. As sessões são realizadas nas últimas terças-feiras de cada mês.

“Estamos apresentando nova denúncia contra o ministro Paulo Guedes à Comissão de Ética Pública porque ainda temos esperança que essa Comissão exerça com independência e rigor as suas competências, que apure os fatos e o responsabilize por mais essa agressão deliberada aos servidores públicos brasileiros”, enfatizou o presidente do Fonacate e secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques.

Assista a trechos da atividade abaixo.

Acesse aqui a íntegra da denúncia contra Paulo Guedes na Comissão de Ética Pública.

 

Com informações: Ascom/Fonacate