Unacon Sindical e Fonacate reproduzem meme do caixão em ato público contra a PEC 32/2020

Realizada nesta quarta-feira, 15 de dezembro, atividade contou com a participação de parlamentares e entidades representativas do serviço público

Os servidores públicos já estão prontos para enterrar, de vez, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 de 2020, da reforma administrativa. Na tarde desta quarta-feira, 15 de dezembro, o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), em parceria com o Unacon Sindical, reproduziu o “meme do caixão”. Realizado em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados, o ato público contou com a participação de parlamentares e entidades representativas do serviço público, dentre elas, o Unacon Sindical.

Carregando um caixão gigante reservado para a PEC 32/2020, os dançarinos vestidos de terno, luva branca, chapéu e óculos escuros roubaram a cena. A ação foi inspirada na celebração fúnebre realizada em Gana que, durante a pandemia, viralizou ao som de música eletrônica. Postado no Facebook do Fonacate, o vídeo com a coreografia teve mais de 147 compartilhamentos e 7,2 mil visualizações em menos de 24 horas (assista abaixo).

 

“A pressão política empreendida pelas entidades barrou a tramitação da proposta. Em um cenário de precarização das relações de trabalho, essa vitória é muito significativa. Resultado de inúmeros protestos públicos virtuais e presenciais, mais de 30 estudos técnicos e centenas de matérias publicadas na imprensa”, declarou Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical.

Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical e presidente do Fonacate, celebrou o resultado exitoso desses 15 meses de luta contra a PEC 32/2020. “O projeto não foi levado ao plenário da Câmara dos Deputados em 2021, e talvez não seja apreciado em 2022. O momento é de congraçamento entre as entidades que lutaram juntas para derrotar essa proposta que seria tão nociva para o serviço público brasileiro”, destacou.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), também participou da atividade “Atrasamos o envio do texto ao Congresso Nacional, seguramos a tramitação da proposta nas comissões, convencemos a opinião pública de que o projeto era muito ruim para o Brasil e para os cidadãos e ainda conseguimos unir todos os servidores em defesa do serviço público brasileiro. Estamos muito felizes”, disse.

A diretora de filiados Elaine Niehues Faustino, o diretor de finanças Arivaldo Sampaio e o delegado sindical de Pernambuco Abelardo Jorge Lessa Lopes, também participaram da manifestação.

 

Assista, abaixo, o vídeo com os melhores momentos da atividade.