Mobilização avança: carreira de Finanças e Controle aprova pauta reivindicatória e calendário de protestos

Encaminhamentos foram apreciados nesta terça-feira, 15 de fevereiro, em assembleias virtuais realizadas com mais de 500 servidores da STN e CGU

Avança a mobilização da carreira de Finanças e Controle pela recomposição salarial. Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Controladoria-Geral da União (CGU) aprovaram, com mais de 93% de votos favoráveis, a pauta reivindicatória e o calendário de protestos apresentados pelo Unacon Sindical (confira, abaixo, o resultado da apuração em cada órgão). Os encaminhamentos foram apreciados em Assembleia Geral Extraordinária virtual aberta a todos os servidores, realizada por meio da plataforma de videoconferência Zoom em dois horários: com os servidores da STN, às 10h30; e com os servidores da CGU, às 14h30. A convocação da AGE foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de fevereiro de 2022 (acesse aqui).

O alinhamento da carreira de Finanças e Controle com o topo salarial dos servidores que recebem por subsídio foi aprovado. “As perdas em relação a 2019 alcançam 20% e podem chegar a 30% no fim deste ano. Em simultâneo, o governo sinalizou reposição restrita à segurança pública, discriminando o conjunto de servidores e a carreira de Finanças e Controle, cuja remuneração cairia de 88% para 65% desta tabela. Não há justificação econômica, fiscal ou administrativa para um desalinhamento como esse, então reivindicamos reposição com equiparação em relação ao topo do subsídio no Executivo”, pontua Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical.

“A complexidade das atribuições da carreira de Finanças e Controle justifica o pleito”, complementa Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical. A reivindicação será feita por meio de Medida Provisória elaborada pelo Sindicato e entregue aos dirigentes dos órgãos.

Previsibilidade e dignidade remuneratória, tratamento isonômico e manutenção do subsídio também integram na pauta aprovada pela carreira (confira abaixo).

Marques também convocou o envolvimento dos colegas que ocupam cargos-chave na Administração. “Avançamos muito nas últimas negociações, em 2008 e em 2015, sem termos ninguém da carreira nos postos mais importantes para os dois órgãos. Agora que temos colegas nessas posições, não podemos admitir que sejamos preteridos”, disse, convocando os servidores a cobrarem dos titulares “que coloquem a mão na massa e lutem conosco”.

A mobilização dos servidores federais tem sido amplamente noticiada pela imprensa. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) informou que, desde o lançamento da Campanha Salarial, em dezembro de 2021, já foram concedidas mais de 226 entrevistas para veículos de grande mídia. Em boa hora, agora, o movimento cresce na base.

“Em razão do ano eleitoral, temos pouco tempo para nos articular e movimentar. Se temos alguma chance de mudar o cenário, é fazendo barulho. E agora”, alertou Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, ao encaminhar a votação do calendário de protestos.

O cronograma aprovado prevê a realização de três atividades.

 

22 de fevereiro – Dia Nacional de Protestos da Carreira de Finanças e Controle

O ato virtual será realizado no turno da tarde. Reunião conjunta dos servidores da STN e da CGU.

9 de março – Dia de Mobilização dos Servidores Federais

Dia inteiro de protestos: pela manhã, em frente à STN; e, pela tarde, em frente à CGU.

Estado de mobilização permanente da carreira de Finanças e Controle

Sem prazo para acabar, essa fase prevê a construção de novas atividades, virtuais e presenciais.

 

Confira, abaixo, a pauta reivindicatória aprovada pela carreira de Finanças e Controle.

 

Pauta reivindicatória da carreira de Finanças e Controle