Servidores da CGU e do Tesouro encerram a greve; mobilização pela reestruturação da carreira continua

Deliberação ocorreu em assembleia realizada nesta terça, 7

Os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle deliberaram, em assembleia geral realizada nesta terça-feira, 7 de junho, o encerramento da greve na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A mobilização pela reestruturação da carreira continua e deve se desdobrar em novas frentes de atuação. 

A decisão vem após o anúncio do presidente da República de que não haverá reajustes para os servidores federais em 2022.   

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, pontua que “o calendário eleitoral, por uma imposição legal, agora trava a recomposição das perdas para os 1,2 milhão de servidores civis federais, por isso suspendemos a greve. Mas a pauta e a mobilização da carreira de Finanças e Controle permanecem, sendo seu conteúdo, o respeito (ausente nesse governo) aos servidores e às instituições, essencial ao processo necessário de reconstrução da gestão pública e do país.”

Para o secretário executivo do Sindicato, Rudinei Marques, a condução da campanha salarial pelo governo foi desastrosa. “Em seis meses de campanha, não foi instalada uma mesa negocial no âmbito do Ministério da Economia. Essa postura, inédita, de fechar as portas para o diálogo com o funcionalismo, escancarou a ausência de uma política remuneratória. Bolsonaro será o único presidente da República em 20 anos a não recompor de forma linear o salário dos servidores”, pontuou.

MOBILIZAÇÃO PERMANENTE

A mobilização, que se desdobrou nos últimos meses e culminou na decretação de greve geral na CGU e na STN, continua em outras frentes. “Essa campanha foi uma demonstração de força e união da nossa carreira. Realizamos assembleias históricas com ampla participação dos servidores. A luta continua”, afirmou o diretor de Finanças do Unacon Sindical, Arivaldo Sampaio. 

O Sindicato concentra esforços no projeto de reestruturação da carreira, com previsão de nível superior para ingresso em ambos os cargos e correção das assimetrias remuneratórias com carreiras correlatas do Executivo federal. Com vistas ao encaminhamento dessa pauta, o Unacon Sindical já se movimenta no sentido de criar um Grupo de Trabalho com participação de representantes da CGU e da STN.  Além disso, a entidade também está preparada para atuar no Parlamento e no Judiciário em defesa dos interesses da carreira de Finanças e Controle.

PRÓXIMOS PASSOS

Com o fim da greve, o Sindicato inicia a negociação do termo de acordo dos dias de paralisação das atividades nos órgãos. Acompanhe mais informações em nossos canais oficiais.