Unacon Sindical e demais afiliadas ao Fonacate expressam indignação diante do congelamento salarial

Prazo legal para recomposição das remunerações em ano eleitoral expirou nesta segunda, 4

O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou Nota Pública nesta terça-feira, 5 de julho, expressando indignação diante do congelamento salarial dos servidores civis. No documento, as entidades afiliadas, entre elas o Unacon Sindical, ressaltam que o prazo legal expirou nesta segunda, 4, sem que o governo tenha, de fato, se mobilizado para recompor as perdas salariais, que irão alcançar, em janeiro de 2023, 30%.

“O atual presidente da República será o único nos últimos 20 anos a não conceder em seu mandato reposição alguma das perdas inflacionárias aos servidores civis, em flagrante afronta à previsão de revisão geral anual do art. 37, X, da Constituição Federal”, diz trecho da nota.

As entidades também ressaltam que “além da perda real em decorrência do processo inflacionário, houve redução nominal da renda do funcionalismo federal civil, em função da majoração das alíquotas de contribuição previdenciária”. E, em outro trecho do documento, concluem: “A ‘granada no bolso dos servidores’, defendida em 2020 pelo ministro da Economia, se concretizou com o descontrole da inflação, que chegará a 30% no acumulado 2019-22, e com a implosão dos mecanismos de diálogo e concertação com trabalhadores de todas as áreas. O salário-mínimo real, aliás, terminará o governo abaixo do registrado em seu início, mais um recorde negativo dos últimos 20 anos”.

Confira abaixo o documento na íntegra.