Unacon Sindical estará presente na abertura da mesa de negociação do governo com servidores federais, que deverá ocorrer no dia 7 de fevereiro

Além da pauta conjunta das carreiras do Executivo federal, o Sindicato levará ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos demandas específicas da carreira de Finanças e Controle

Brasília 60 Anos - Esplanada dos Ministérios

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deverá inaugurar oficialmente a mesa de negociação permanente com as entidades de servidores federais no dia 7 de fevereiro. O evento de abertura contará com a presença de autoridades do governo e de representantes de carreiras do Executivo federal. Pelo Unacon Sindical, estão confirmadas as participações do presidente, Bráulio Cerqueira, e do secretário executivo, Rudinei Marques.

A instalação formal da mesa, esvaziada em 2016 e extinta em 2019, é um passo em direção ao diálogo constante e organizado entre governo e servidores civis, há 6 ou 4 anos sem recomposição salarial. O pleito por reajuste urgente emergencial para o Executivo já foi encaminhado pelos Sindicatos ao governo. Além disso, a pauta inclui, dentre outros assuntos, a revisão de benefícios congelados há mais de meia década e a revogação das práticas antisindicais que prosperaram nos últimos anos, como as Instruções Normativas nos 2/2018 SGP/MPDG e 54/2021 SGP/SEDGG/ME que restringem o associativismo e o direito de greve.

Além da pauta conjunta dos servidores, o Unacon Sindical levará à mesa de negociação demandas próprias da carreira de Finanças e Controle, como a correção de assimetrias remuneratórias com carreiras correlatas, a exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, a inclusão da carreira na Lei de Indenização de Fronteiras, e a nomeação de todos os aprovados no último concurso da Controladoria-Geral da União (CGU). Os pleitos já foram apresentados ao secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em reunião no dia 17 de janeiro, e ao ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, na última terça-feira, 24.

Enquanto avança na interlocução com o governo, o Sindicato reforça a necessidade de os servidores se mobilizarem. Na próxima terça, 31, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promovem a abertura da campanha salarial de 2023 com um Dia Nacional de Mobilização. As atividades incluem a organização de tuitaço pela manhã e, à tarde, ato virtual com transmissão pelo YouTube (mais informações aqui). Participe!