Carreira de Finanças e Controle aprova paralisação na próxima terça-feira, 13

Também foi convocada vigília, na sede do Tesouro Nacional, na quarta, 14 de junho, às 15h

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta terça-feira, 6 de junho, os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle deliberaram uma agenda de mobilização em prol da proposta de remuneração variável (bônus), em complemento ao subsídio. Diante da urgência do pleito, com vistas à correção de assimetrias remuneratórias com carreiras correlatas do Executivo Federal, ficou definida a realização de paralisação, em conjunto com os servidores do Banco Central do Brasil, no dia 13 de junho, e de vigília no Tesouro Nacional, no dia 14, às 15h. 

A primeira parte da AGE contou com a participação do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL). Mais de 1.600 servidores, das duas carreiras, acompanharam o debate sobre a mobilização conjunta. O sentimento de desprestígio por parte dos servidores, em face da seletividade do governo no atendimento de demandas de carreiras específicas, deu o tom durante a transmissão no YouTube. Foram registradas centenas de manifestações cobrando a valorização das carreiras, que desempenham funções estratégicas para o Estado.  

O presidente interino do Sindicato, Daniel Lara, falou sobre os esforços que vêm sendo empreendidos com o objetivo de pautar a proposta de bônus para carreira junto aos órgãos supervisores e também ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Temos, na próxima semana, uma reunião importante, na qual apresentaremos a nossa metodologia de remuneração variável para corrigir assimetrias remuneratórias”, considerou. 

O secretário executivo, Rudinei Marques, apresentou um panorama das lutas capitaneadas pelo Unacon Sindical nos últimos anos, em prol da valorização da carreira, sendo que a mais recente delas resultou na atualização salarial de 9% dos salários, no dia 1º deste mês. “Temos um histórico de mobilizações importantes e cabe destacar que nenhuma conquista salarial dessa carreira se deu sem a atuação direta do Sindicato, por isso é importante que estejamos alinhados e unidos nos próximos passos. Uma campanha deste porte requer unidade e investimento”, afirmou, ao convidar os ainda não filiados a somarem forças nessa empreitada.  

Também foram registradas, durante a Assembleia, várias considerações de filiados, especialmente dúvidas sobre a fórmula para os aposentados. “Nossa proposta evoluiu, no sentido de dimensionar melhor a equação em relação a outras experiências de bônus”, explicou o presidente do Conselho de Delegados Sindicais e integrante da Comissão do Bônus, Filipe Leão, ao falar do esforço para apresentar uma proposta que valorize os aposentados.  

Além da agenda de mobilização, ficou encaminhada uma nova reunião da Comissão de acompanhamento do Bônus nesta sexta-feira, 9, para definição das novas etapas de articulação junto ao governo.