Servidores do Tesouro Nacional e da CGU vão parar no dia 13

Entrevista a respeito da AGE convocada para a próxima terça, 13, para debater a proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio, foi concedida na última sexta, 9. Leia na íntegra

Servidores do Tesouro Nacional e da CGU vão parar no dia 13

 

Carlos Lins

 

Os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional e da Controladoria Geral da União (CGU) vão interromper suas atividades durante a próxima terça-feira (13). A paralisação por um dia foi definida em assembleia geral realizada na terça anterior (6) e será feita em conjunto com os funcionários do Banco Central.

De acordo com o presidente interino da Unacon Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle), Daniel Lara, a ideia é que o dia seja um “indicativo ao governo” de que os servidores estão unidos em torno da agenda de uma proposta de remuneração variável. A categoria dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, que inclui Tesouro e CGU, reivindica um bônus aos servidores com base em critérios baseados no cumprimento de critérios relacionados ao desempenho do funcionário na sua atividade.

Isso já é aplicado em outras carreiras de Estado, como na Advocacia Geral da União (AGU) e na Receita Federal. No caso da Receita, o bônus foi regulamentado em decreto publicado na última segunda-feira (6) pelo Governo Federal.

“Não que a gente discorde do tratamento dado a outras categorias”, explica Daniel Lara ao Congresso em Foco. Segundo ele, o que se exige é “que tenhamos o mesmo tratamento”.

A assembleia realizada na última terça-feira reuniu mais de 1.600 servidores, tanto da CGU e do Tesouro Nacional quanto do Banco Central, segundo a Unacon Sindical.

A categoria de finanças e controle tem na próxima semana uma agenda de reuniões com o governo, onde, segundo Lara, será possível aferir a postura da gestão federal em relação às reivindicações. Depois de uma rodada de diálogos, a categoria pretende levar a pauta ao Ministério da Gestão e Inovação.

 

Publicado originalmente em: Congresso em Foco