Unacon Sindical participa da 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Transparência do Executivo Federal

Encontro ocorreu nesta quinta-feira, 14 de setembro, na sede da CGU

A diretora de filiados do Unacon Sindical, Elaine Niehues Faustino, esteve presente na 1ª reunião ordinária do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) realizada nesta quinta-feira, 14 de setembro, no auditório Controladoria-Geral da União (CGU). O grupo, criado em maio deste ano, busca ampliar a representatividade da sociedade civil na formulação de políticas públicas e de diretrizes sobre os temas de competência da Controladoria.

A mesa de abertura do conselho consultivo, que teve a presença do ministro Vinícius Marques de Carvalho, incluiu a secretária-executiva, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, o secretário-executivo adjunto, Cláudio Torquato da Silva, e o chefe de gabinete, Fábio Félix Carvalho da Silva.

Em seu discurso inicial, Carvalho destacou as ações da CGU nos meses anteriores, enfatizando a importância da participação da sociedade: “Tivemos um período de intensa atividade e diálogo com a sociedade, especialmente no contexto do PPA Participativo, o que naturalmente impactou na formulação das Diretrizes Orçamentárias do governo federal.” 

Na sequência, a equipe executiva do órgão apresentou o detalhamento das ações do colegiado,  informações sobre o processo de elaboração do Regimento Interno, bem como sobre os grupos de trabalho estabelecidos pelo Conselho. No total, foram instituídos quatro GTs, que abordarão os seguintes temas: Governo Aberto, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Promoção da Integridade no Setor Privado e Acesso à Informação e Transparência em Estados e Municípios.

“Ter acento no colegiado ao lado de tantos representantes da sociedade civil, em nome do Unacon Sindical, é uma sinalização muito importante para o movimento sindical. O que está sendo construído aqui, com a experiência e a colaboração de cada um, é grandioso”, declarou Elaine Niehues Faustino. 

Concurso Nacional Unificado 

Durante a reunião, os integrantes do Conselho também tiveram a oportunidade de receber informações detalhadas sobre a realização do Concurso Nacional Unificado, que visa preencher 8 mil vagas no serviço público federal.

Os pormenores da proposta  foram apresentados pelo secretário de Gestão de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI),  José Celso Cardoso. De acordo com ele, um dos principais objetivos do novo certame é ampliar e democratizar o acesso da população brasileira no serviço público federal. “A autorização de múltiplas vagas simultaneamente representa um desafio para o setor público, que busca incorporar ao Estado não apenas profissionais competentes, mas também diversos e que representem a ampla diversidade da sociedade brasileira.”

A respeito do tema, a diretora do Unacon Sindical, ressaltou que  “todas as políticas públicas passam por servidores públicos, desde o desenho, até o planejamento, a execução e o controle. Por isso,  a proposta merece a máxima atenção do governo e sua implementação deve ser acompanhada de perto pelas entidades representativas e pela sociedade”.