Com a missão de zelar pelas questões éticas e disciplinares envolvendo os membros do Sindicato e seus filiados, foi instalado na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, o Conselho de Ética do Unacon Sindical, durante a reunião do Conselho de Delegados Sindicais, em Recife. Os membros, eleitos em novembro passado pelo voto direto dos filiados, realizaram a primeira reunião de trabalho e indicaram uma postura mais proativa nos próximos anos.
“Vamos estabelecer um programa de trabalho, a partir de estratégias visando uma atuação mais proativa. Não seremos um Conselho de Ética passivo, que apenas atende a questionamentos, pois acreditamos na atuação preventiva para estimular a boa conduta entre os representantes e filiados, combatendo o preconceito, a intolerância e o desrespeito”, afirma o presidente do Conselho, Filipe Leão.
Uma das preocupações do colegiado vem do aumento da interação entre os filiados com o avanço das tecnologias que, se por um lado tornam a comunicação mais efetiva, também servem à veiculação de ataques e de outros tipos de conteúdos inapropriados. “As redes sociais do Sindicato não podem se tornar uma terra sem lei, mas um espaço profícuo de exercício da tolerância e democracia”, considera Leão.
Com este cenário, o presidente do Conselho e os conselheiros Damiana Lacerda Soares e Gilberto Pereira Lopes encaminharam a criação de uma campanha de conscientização visando promover a ética.
Para entrar em contato com o Conselho de Ética ou apresentar denúncias, envie email para [email protected].