Servidores do Tesouro e da CGU realizam nova greve nesta terça, 3; mobilização impacta relatórios, Pronaf e Proex

Os servidores da carreira de Finanças e Controle, lotados na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Tesouro Nacional, fazem greve de 24 horas nesta terça-feira, 3 de setembro, pela quinta semana consecutiva. A mobilização já está gerando impactos significativos em diversas áreas de atuação de ambos os órgãos. No Tesouro Nacional, os repasses dos programas PROAGRO (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), PROEX (Programa de Financiamento à Exportação) e PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) estão atrasados, o que poderá dificultar a concessão de créditos pelos bancos.

Além disso, há repercussões na divulgação de relatórios importantes. Na última semana, a expectativa pela publicação do Boletim Resultado do Tesouro Nacional (RTN, com as contas do governo central) e do Balanço do Tesouro Direto foi frustrada. Esses documentos devem ser divulgados até a próxima sexta-feira, 6 de setembro. No entanto, novos atrasos já são previstos para outras publicações, como o Relatório Resumido de Execução Orçamentária da União (RREO da União), o Balanço Geral da União (BGU) do 2º trimestre, que deveria ter sido publicado em agosto, mas ainda não tem prazo para conclusão, e o Relatório de Projeções Fiscais (RPF), que não será divulgado no próximo dia 18, conforme o cronograma originalmente previsto.

Além da luta pela valorização, na CGU a reivindicação é por melhores condições de trabalho, diante dos impactos dos cortes orçamentários enfrentados pela Pasta. A falta de recursos está impedindo o pagamento antecipado de diárias para viagens a serviço, como exige a legislação, prejudicando o planejamento de atividades de fiscalização e auditoria. A estrutura da CGU também está comprometida, com desligamento de ar-condicionado, redução no número de ramais telefônicos e até falta de verbas para pagar contratos de serviços de apoio, como limpeza e motoristas. Diversas regionais da CGU registram atrasos no pagamento de condomínios.