Os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta quarta-feira, 4 de setembro, para avaliar os resultados da mobilização até o momento e discutir os próximos passos. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, fez um breve relatos sobre as movimentações ocorridas desde a última AGE, ressaltando os atos do Dia Nacional de Protestos, ocorridos no último dia 3, o trabalho parlamentar em busca de apoio e as reuniões com representantes do Ministério da Fazenda (MF) e da Controladoria-Geral da União.
“Não sabemos quanto tempo a luta vai durar, então precisamos manter o ânimo”, afirmou Marques. “É claro que esperamos que isso se resolva rápido, mas vamos continuar mobilizados até conquistar o que merecemos”, complementou.
Com mais de 850 servidores presentes, diversos membros da carreira falaram pela continuidade dos protestos e da importância de uma mobilização efetiva, compartilhando contatos feitos com parlamentares, resultados da operação padrão e outras iniciativas realizadas nos estados. Para Roberto Luttner, vice-presidente do Conselho de Delegados Sindicais, esse é o caminho certo. “Já superamos vários ultimatos e vamos continuar lutando. Nosso caminho não acabou, nem nossas possibilidades. Com calma e perseverança conseguimos seguir em frente”.
O presidente do Sindicato anunciou também as mudanças do sistema de cadastro para votação em assembleias, que logo se tornarão vigentes. Os servidores precisarão informar seus dados de contato completos, estado de residência e órgão de lotação. A mudança é necessária para garantir a maior lisura dos processos deliberativos, garantir a auditabilidade do sistema e melhorar a divulgação das informações sobre a mobilização.