Carreira discute reunião dos ministros e próximos passos da mobilização em AGE

Assessoria jurídica informou sobre andamento da ação coletiva pela entrega de cargos; expectativa é de resposta até a próxima semana

Em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo Unacon Sindical e realizada nesta quarta-feira, 16 de outubro, os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle se reuniram para debater estratégias e avaliar a mobilização da carreira. Também foi discutido o encontro entre os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e  o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; que fez uma live informativa após a reunião para os servidores da STN. 

Para o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, a reunião não trouxe uma resposta conclusiva, mas gerou certa expectativa, e demonstra o efeito da mobilização da carreira. “Os ministros trataram das nossas reivindicações. Falaram da pauta reivindicatória, da nossa mobilização. Greve, operação-padrão, entrega de cargos. Eles estão bem cientes de tudo que estamos fazendo. A mobilização tem chegado onde precisava”. 

Durante a AGE, Marques também comunicou que o Comando Nacional de Mobilização e Greve decidiu pela realização de um ato presencial no dia 24 de outubro, a partir das 10h, em frente ao Ministério da Fazenda. O presidente convocou todos os presentes na Assembleia a se unirem neste importante ato público. 

A agenda seguiu com partcipação advogados do escritório Torreão Braz, da assessoria jurídica do Sindicato, que informaram sobre a audiência ocorrida na manhã desta quarta-feira, 16, com a juíza da 22ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, onde tramita a demanda referente à publicação das exonerações dos servidores que aderiram ao movimento de entrega de cargos.

“Destacamos as particularidades do caso da carreira, principalmente a situação atual dos servidores e o prazo de 90 dias já excedido para a publicação das exonerações. Diante da inércia na manifestação, ajuizamos a demanda, buscando a tutela antecipada, considerando o prazo decorrido, já que os servidores continuam exercendo atividades de responsabilidade e cargos de chefia, mesmo tendo manifestado o interesse pela exoneração”, explicaram os advogados.

A assessoria jurídica avaliou que há boas expectativas para que uma decisão seja publicada em breve e informou que solicitou um prazo máximo de dez dias para a publicação dos pedidos. “A União já fez essa solicitação. Agora, devemos aguardar o deferimento. Sendo deferida, após o prazo de manifestação da União, entregaremos o despacho na 22ª Vara”, finalizaram.