Na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, o Conselho de Delegados Sindicais (CDS) se reuniu para tratar da instalação dos Grupos de Trabalho (GT) no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e discutir o andamento dos compromissos firmados pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho.
A respeito da instalação dos GTs, prevista para sexta-feira, 17, a vice-presidente do Unacon Sindical, Elaine Niehues, informou que a Diretoria Executiva Nacional se reunirá na quinta-feira, 16, para alinhar estratégias e assegurar que os interesses da carreira sejam devidamente representados. Entre os pontos em debate estão a reestruturação da carreira, os mecanismos de aceleração e a definição de atribuições exclusivas dos cargos.
O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, destacou que a participação ativa do Sindicato nos GTs será fundamental para garantir avanços reais. Também foi ressaltada a importância de levar representantes com experiência técnica e jurídica para contribuir, contando com o apoio do escritório Torreão Braz.
Os representantes da carreira também manifestaram preocupação com o ritmo de implementação de alguns compromissos assumidos, como os relacionados ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). O Unacon Sindical tem atuado de forma intensa e firme para garantir que os acordos firmados sejam cumpridos, cobrando das instâncias responsáveis os compromissos assumidos com a categoria.
A próxima reunião do CDS foi agendada para o dia 20 de janeiro, com o objetivo de avaliar os avanços das discussões nos GTs e os desdobramentos das pautas prioritárias.