Foi marcada para o dia 15 de maio, quinta-feira, 15h, a reunião entre o Unacon Sindical, Controladoria-Geral da União (CGU), e Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para tratar do projeto de reestruturação da carreira de Finanças e Controle. O encontro ocorre em cumprimento ao Termo de Acordo nº 41/2024, firmado entre o Sindicato e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e a partir da Medida Provisória 1.286/2024, que criou seção exclusiva para a Carreira de Finanças e Controle na Lei 11.890/2008. A reunião representa um avanço importante após meses de cobranças formais por parte do Sindicato.
Desde o início do ano, o Unacon Sindical tem insistido na necessidade de acelerar o andamento dos Grupos de Trabalho (GTs) relacionados à reestruturação da carreira. O Sindicato enviou diversos ofícios aos órgãos, reforçando a urgência da pauta. Veja mais aqui. Embora existam associações atuantes na CGU e na STN, convém destacar que a única instância constitucional e legalmente reconhecida para negociar questões relativas à carreira de Finanças e Controle é o Unacon Sindical. Cabe exclusivamente ao Sindicato representar os interesses da categoria em mesas de negociação e junto às instâncias decisórias do governo.
A reunião reflete um movimento de alinhamento entre os órgãos, resultado de articulações feitas nos bastidores pelo Unacon Sindical e de discussões no âmbito do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). A percepção do Sindicato é de que, após semanas de debates internos, CGU e STN compreenderam a importância de aproveitar a janela aberta pelo projeto de lei para redesenhar a carreira.
Após a reunião do dia 15, o Unacon Sindical vai convocar uma assembleia exclusiva para os filiados ao Sindicato, para repassar as deliberações do encontro e os próximos passos do processo de negociação.