Em assembleia, filiados aprovam por unanimidade as contas do exercício de 2024

Deliberação ocorreu na sede da entidade, na noite desta segunda-feira, 30 e contou com participação de membros do Conselho Fiscal Nacional

Atendendo à convocação da Diretoria Executiva Nacional do Unacon Sindical e da Unacon Associação, publicada no Diário Oficial da União em 27 de maio, 54 filiadas e filiados compareceram à sede da entidade, em Brasília, na noite desta segunda-feira, 30 de junho, para deliberar sobre as contas relativas ao exercício de 2024. A aprovação foi unânime. A Assembleia Geral Ordinária contou com a presença dos membros do Conselho Fiscal Nacional, José Dário Martins e Rogério Honorato Torres.

Na chegada, os filiados receberam o Caderno Transparência, publicação que detalha despesas, receitas e investimentos, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal. O documento está disponível na área restrita do site, acessível a todos os filiados mediante login com CPF e senha.

O presidente do Unacon Sindical apresentou uma breve contextualização sobre a prestação de contas, com destaque para os investimentos na Campanha Salarial de 2024. A mobilização resultou em um acordo com reajustes de até 24% em duas parcelas (2025 e 2026) e exigiu esforço expressivo do Sindicato. Em seguida, o diretor financeiro, Frederico Carlos Janz, apresentou os dados do Caderno Transparência quadro a quadro.

Na sequência, o presidente do CFN, José Dário, respondeu às dúvidas dos presentes sobre a rotina de análise das contas. “Analisamos sobretudo sob o ponto de vista da legalidade. Temos feito os apontamentos necessários e recebido tempestivamente as respostas da Diretoria Executiva Nacional. Analisamos 100% dos atos praticados”, explicou.

Antes da deliberação, a DEN informou sobre a impossibilidade de acatar dois pedidos de adiamento da AGO, recebidos por e-mail na tarde desta segunda-feira, assinados por alguns filiados lotados em estados. “Infelizmente, a requisição é antiesatutária e intempestiva, pois o Estatuto determina que a análise de contas ocorra no primeiro semestre do ano seguinte, o que se encerra hoje.” Também foi registrado um requerimento para votação por procuração, prática sem previsão estatutária e regimental, e com precedentes contrários em AGO’s já realizadas.