Ampliar o envolvimento entre servidores e sociedade na construção de um serviço público mais eficiente. Este foi o objetivo do “1º Fórum sobre desenvolvimento e excelência do serviço público” realizado na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical e do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), participou do evento na condição de painelista. Filipe Leão, diretor de Finanças do Sindicato, acompanhou o debate que ainda teve José Barosso Filho, ministro do Superior Tribunal Militar (STM); Joelson Velozo, coordenador nacional do Gespública; Alex Canuto, presidente da Anesp; e Leandro Couto, presidente da Assecor entre os especialistas convidados. Rômulo Neves, diplomata de carreira, e André Rafael, cofundador do Projeto Brasil 2030, mediaram o encontro.
Marques apontou o aperfeiçoamento como caminho seguro nessa jornada em busca da eficiência na prestação de serviços públicos. “Matéria prima não falta”, afirmou. Para ele, o “1º Fórum sobre desenvolvimento e excelência do serviço público” representa o primeiro passo para o início de uma transformação. “Temos a obrigação de tirar o país desse atoleiro e vamos fazer isso”, disse após breve análise do cenário político e econômico do país. O presidente do Fonacate encerrou sua fala fazendo convite para audiência pública para tratar da gestão de pessoal no serviço publico. Solicitado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), o encontro será realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, no dia 8 de novembro.
Barroso partiu da combinação do pensamento de diferentes filósofos e sociólogos para fundamentar a importância da mudança no serviço público a partir de uma construção coletiva. A reflexão a respeito de desigualdades abriu o encontro dando margem para uma preocupação com os reais desafios que devemos nos preocupar.
A cada etapa vencida, um passo mais perto da excelência. Foi o que Joelson Velozo aventou como alternativa viável: a busca de solução para problemas complexos por etapas. O coordenador nacional do Gespública apontou, por exemplo, a burocracia (representada pelo uso excessivo de papel) e a falta de empatia dos servidores em colaborar com os cidadãos que os procuram, como barreiras na busca pela excelência.
Por outro lado, Leandro apontou que “não há como alcançar excelência sem financiamento adequado das políticas públicas”. Para o presidente da Assecor, falar em excelência ainda é utópico. O que significa dizer que muito ainda deve ser feito para alcançar esse status. No entanto, ele acredita que “este encontro representa o início da grande mudança de um futuro que começa agora”.
Canuto criticou o orçamento burocrático. Para ele, é necessário concentrar recursos em setores essenciais. Na mesma linha, apontou a importância de uma melhor distribuição de recursos humanos.
O “1º Fórum sobre desenvolvimento e excelência do serviço público” faz parte da “Semana Nacional do Serviço Público”, realizada entre os dias 20 e 28 de outubro. Baseada na Semana Global do Empreendedorismo e na Resolução 57/277 da Organização das Nações Unidas (ONU), o movimento pretende ressaltar a importância do serviço público para o desenvolvimento, além de celebrar a cultura de servir com efetividade e entusiasmo. Canadá, Austrália e Estados Unidos já instituíram suas próprias semanas do serviço público. No Brasil, a atividade tem como objetivo envolver melhor a sociedade, além de ampliar e sistematizar as atividades relacionadas ao Dia do Servidor Público já realizadas por alguns órgãos públicos. Saiba mais em: http://semanadoservicopublico.org/