Na Controladoria-Geral da União (CGU), a comemoração do dia do servidor público federal teve foco na qualidade de vida dos Analistas (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle (TFC). A importância da atividade física em todas as fases da vida foi o tema da palestra do delegado sindical pelo Distrito Federal, Arivaldo Sampaio. Planejamento para aposentadoria também entrou na programação. Márcia Uchôa, Roberto Kodama e Júlio Possas representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro realizado no dia 28 de outubro.
“O movimento está presente na vida das pessoas desde sempre”, explica Sampaio que recomenda uma melhor gestão do tempo para a melhoria da qualidade de vida. “É importante dedicarmos um tempo específico para nossa saúde física e mental. Mais que um hobby, é uma necessidade”, defende.
Segundo ele, este também é o primeiro passo para a preparação da aposentadoria. “Aposentadoria requer planejamento: econômico e de tempo. É o momento ideal para a pessoa desenvolver novas habilidades, fazer os cursos que sempre quis, se dedicar ao voluntariado, etc”, sugere Sampaio que chama a atenção para a importância da inclusão desse planejamento nas metas do órgão. “Iremos ampliar o debate”, informa.
“O encontro foi muito bom. Independente das dificuldades orçamentárias, precisamos usar a criatividade para promover momentos de descontração e interação entre os servidores”, avalia Aristides Costa, delegado sindical pelo Distrito Federal e um dos organizadores do evento que também contou com ginástica laboral, música e lanche oferecido pelo Sindicato.