“Fiz isso no meu governo e acabou sendo bom para todo mundo”, disse o ex-presidente em uma roda de políticos
Ricardo Galhardo – iG São Paulo | 17/08/2012 17:45:16
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido em conversas reservadas que a presidenta Dilma Rousseff ofereça reajustes salariais de médio prazo aos servidores públicos grevistas.
Leia também: Governo propõe reajuste de 15,8% em dois anos a 18 setores do serviço público federal
Segundo interlocutores do ex-presidente, Lula defende aumentos parcelados em três anos como forma de acalmar os grevistas sem sacrificar o orçamento público.
“Fiz isso no meu governo e acabou sendo bom para todo mundo”, disse o ex-presidente em uma roda de políticos durante a semana. “Se não tem dinheiro agora o melhor é parcelar”, completou.
Nas conversas Lula tem defendido a posição da presidenta sob o argumento de que Dilma não pode comprometer o equilíbrio fiscal para atender os servidores. Por outro lado, o ex-presidente demonstra preocupação com o impacto eleitoral negativo das greves para os candidatos do PT.
De acordo com interlocutores do ex-presidente, o principal motivo de preocupação não é a paralisia dos serviços públicos. Lula está incomodado com a falta de mobilização dos sindicatos nas principais campanhas petistas, em especial a de Fernando Haddad, em São Paulo.