A “Pública – Central do Servidor” foi oficialmente criada na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto. Rudinei Marques, Márcia Uchôa e Júlio Possas participaram da assembleia de fundação. Com o lema “Servidor unificado na luta”, a Pública irá representar exclusivamente servidores públicos dos três poderes, de todos os entes federados.
A nova central sindical reúne, inicialmente, cerca de trezentas entidades sindicais, federações, confederações, associações, fóruns e comissões. Dentre elas está a Federação Nacional dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc), fundada em maio de 2014 (relembre aqui). Entidades que se filiarem dentro do prazo de 90 dias também serão consideradas fundadoras.
A assembleia foi realizada na sede do Sindilegis, com primeira convocação às 11h, e segunda às 11h30. O estatuto de criação e a eleição da chapa única da nova central sindical foram aprovados por unanimidade. Já com assento na diretoria de Relações Internacionais da Fenafirc, Rudinei Marques assumiu a vice-presidência executiva da Pública.
Combater a terceirização nas atividades-fim do servidor público, valorizar as carreiras e implementar uma política permanente de negociação coletiva, estão entre os principais itens de pauta da Pública.
Confira, abaixo, o vídeo explicativo da Pública – Central do Servidor.