Sindicato atualiza servidores do Tesouro a respeito das propostas do governo

O Unacon Sindical realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta terça-feira, 21 de julho. O reajuste de benefícios (plano de saúde e auxílios creche e alimentação) apresentado na última reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no dia 20, estava entre os informes da Campanha Salarial de 2015. Rudinei Marques e Filipe Leão representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro.

 

“O governo manteve a posição, tanto em relação ao índice (21,3%) quanto ao prazo de quatro anos. A única novidade é o reajuste dos benefícios”, informou Marques. O auxílio-creche, desde 1995 sem correção, será atualizado em 317,3%. O auxílio-alimentação e o plano de saúde suplementar terão índices em torno de 22,5% e 23%, respectivamente, considerada a inflação de 2013 e 2014.  (leia mais aqui)

 

Ao Correio Braziliense, Marques sinalizou que os reajustes de benefícios embutem algumas armadilhas. "Acho que o governo Dilma está retomando a fórmula da gestão FHC que criou gratificações para os ativos. Esse aumento nos auxílios alimentação e creche e no plano de saúde valoriza os da ativa e se esquece dos aposentados", disse. (leia mais aqui)

 

O Sindicato também conversou sobre pautas específicas da carreira. “Se não aproveitarmos essa janela, corremos o risco de termos esses pleitos engavetados por mais alguns anos”, alertou Marques. Leão destacou a importância do envolvimento de todos nesta reta final da campanha salarial.