Entidades programam grande mobilização pela aprovação da PEC 555/2006

A Previdência dos servidores públicos foi a principal pauta da Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) desta terça-feira, 13 de maio. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou da reunião que tratou, dentre outros assuntos, da articulação pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555, de 2006. O texto prevê o fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Os representantes marcaram para o dia 29 deste mês uma mobilização na Câmara dos Deputados para pressionar a aprovação do projeto.

A mobilização está marcada para 9 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF. As principais entidades representativas dos servidores públicos federais devem estar presentes no ato.

FUNPRESP

Na mesma tarde os membros do Fonacate receberam a visita do diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), Ricardo Pena.

Pena esclareceu dúvidas sobre taxa de administração e carregamento, benefício, migração, dentre outros assuntos. E aproveitou para pedir o apoio das entidades para a divulgação das eleições dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Comitês do Fundo, marcadas para outubro deste ano. “Nosso objetivo é que a Funpresp tenha uma gestão compartilhada. Conte com o próprio servidor público para cuidar do Fundo”, destacou.

Marques informou que o Fórum vai realizar uma reunião específica para identificar os servidores públicos que tenham interesse em compor uma chapa para concorrer às eleições da Fundação.

O site da Funpresp disponibiliza um simulador de adesão, ferramenta que possibilita que os servidores calculem os benefícios.

Com informações: Ascom Fonacate