O Unacon Sindical participou da primeira manifestação conjunta dos servidores públicos federais de 2014. O ato foi realizado na manhã desta quarta- feira, 05 de fevereiro, em frente ao Bloco “K” do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília. A luta por uma Campanha salarial permanente, a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, a definição de data-base, a regulamentação da negociação coletiva e das diretrizes de plano de carreira estão entre as principais bandeiras de luta. O encontro foi promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais.
Filipe Leão, diretor de finanças do Sindicato representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no ato. Leão abriu o debate relatando a falta de critério na destinação dos recursos públicos. “Os números do orçamento federal provam que o Governo prioriza, de forma equivocada, recursos para dívida pública, concessão de empréstimos ao BNDES e renúncias fiscais, em detrimento da folha e aposentadoria dos servidores”,afirmou.
A preparação para o ato foi tratada na primeira reunião do ano do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. Durante o encontro realizado no dia 21 de janeiro, Rudinei Marques, presidente do Sindicato reclamou da ausência de uma política de recursos humanos adequada no Governo Federal (leia mais aqui).
Reunião de avaliação da manifestação será agendada na próxima semana. Além de definir os próximos passos, o encontro irá ampliar o discurso para todas as carreiras de Estado.