Em manifestação inédita realizada na tarde desta quarta-feira, 8 de agosto, as carreiras de Estado do Poder Executivo Federal, em sintonia com categoriais que também reivindicam a reposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos 3 anos, como servidores do judiciário e das forças de segurança, realizaram o maior ato público conjunto, reunindo milhares de servidores em frente ao Ministério do Planejamento, que seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto.
A manifestação, que paralisou completamente o fluxo de veículos no eixo monumental, já faz o Governo Federal repensar sua intensão inicial de conceder reajuste zero às carreiras de Estado. Segundo Sérgio Mendonça, em reunião realizada na noite da quarta-feira, o orçamento está sendo concluído para encaminhamento ao Congresso, e até o dia 17 de agosto os dirigentes sindicais terão uma resposta definitiva sobre suas reivindicações.
Os sindicalistas prometem intensificar as manifestações que poderão, inclusive, estender-se até depois do prazo orçamentário de 31 de agosto.